FacebookRSS feed

Agrotec

Inovações e tendências digitais na EuroTier 2022

Uma variedade de soluções digitais sobre gestão de rebanho, garantia de qualidade e agricultura inteligente serão apresentadas na EuroTier deste ano. A feira decorre de 15 a 18 de novembro, em Hannover. As tendências na plataforma líder mundial para inovações de todas as áreas da produção animal estão claramente a caminhar na direção da rede entre fabricantes. Nesse processo, sistemas baseados em câmeras para monitorar a saúde estão a competir com sistemas de sensores relacionados a animais individuais.

A agricultura profissional contemporânea tem uma grande necessidade de inovações. Muitas vezes, a mão de obra da pecuária ainda é o fator de produção mais caro, razão pela qual processos e sistemas inovadores para reduzir a carga de trabalho física e, ao mesmo tempo, economizar tempo estão em grande demanda. O monitoramento ativo da saúde para melhorar a saúde e o bem-estar animal, bem como para reduzir os custos dos cuidados de saúde, é outro tema claramente aparente entre as inovações anunciadas.

Foco na rede

A digitalização e agricultura inteligente estão a tornar-se cada vez mais importantes no estábulo. Em particular, as abordagens de vários fabricantes estão em grande demanda, onde o foco está a ser colocado inicialmente em combinações simples de sensor/atuador.

Tendências de digitalização, gestão de rebanhos e garantia de qualidade

A megatendência de “digitalização na agricultura” está a tornar-se cada vez mais comum na produção animal. Soluções automatizadas e digitais estão a ser consideradas em cada novo projeto de construção no setor agrícola. A digitalização já chegou a mais de 50% de todos os estábulos na forma de robôs de ordenha, sistemas de alimentação automática e sistemas de controle de ventilação. No entanto, tendências altamente inovadoras também são aparentes na tecnologia de ordenha convencional. Por exemplo, um fabricante alemão desenvolveu a secagem automatizada, em operações de sala de ordenha, até o ponto em que pode ser usada na prática e a integrou na sua forma de gerir o rebanho. Isso permite economizar na mão de obra, melhorar o bem-estar animal e reduzir o uso de antibióticos ao mesmo tempo.

O foco no manejo do rebanho está claramente na redução da carga de trabalho e no monitoramento da saúde. Hoje em dia, as quintas de gado modernas são geralmente confrontadas com populações de gado cada vez maiores, enquanto o número de funcionários está diminuindo ao mesmo tempo. Sistemas digitais de gerenciamento de rebanho envolvendo sensores em cada vaca para registrar saúde, comportamento e desempenho estão a tornar-se cada vez mais importantes. No entanto, uma tendência emergente também está indo em direção ao monitoramento de saúde baseado em câmeras. Isso permite a redução de custos e, por meio da IA, permite a integração de sistemas de autoaprendizagem para apoiar a tomada de decisões.

A garantia de qualidade está a crescer na sua importância na pecuária e na subsequente produção de alimentos. A adoção de uma abordagem baseada em sistemas ao longo de toda a cadeia de valor é especialmente importante neste contexto. Particular atenção deve ser dada às questões focais de custo-benefício e sustentabilidade na sua implementação.

Conclusão: 'Inovação incrível'

A apresentação das tendências, deste ano, na EuroTier demonstra, claramente, a incrível inovação das empresas nacionais e internacionais do setor de produção animal. Com certeza vale a pena uma visita.