FacebookRSS feed

Agrotec

INIAV promove 8º Congresso Ibérico sobre Priões

O Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) leva a cabo, nos próximos dias 24 e 25 de outubro, o 8º Congresso Ibérico sobre Priões. O encontro realiza-se na Escola Superior Agrária de Castelo Branco (IPCB).

8ª Congresso ibérico priões

O 8º encontro ibérico com foco no agente infeccioso prião vai integrar cientistas, técnicos e estudantes de várias áreas, que têm desenvolvido atividade e interesse nas doenças priónicas.

“A estrutura da proteína priónica, patogenia e patologia, estudos genéticos e clínicos, prevenção e controlo das encefalopatias espongiformes transmissíveis” são alguns dos temas a serem abordados.

Entre os oradores convidados já anunciados estão Markus Glatzel, diretor do Instituto de Neuropatologia do Centro Médico de Hamburgo-Eppendorf (na Alemanha); Maria João Saraiva, diretora do i35, grupo de Investigação Neurobiologia Molecilar, da Universidade do Porto; Sylvie Benestad, responsável pelo laboratório nacional de referência do Instituto Veterinário Norueguês; e Evan Boke, coordenadora do grupo de biologia de ocócitos e dormência celular no Centro de regulação Genómica, em Barcelona (Espanha).

A organização do evento é compartilhada entre o INIAV, o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Para mais informações sobre o evento consulte o site aqui.