FacebookRSS feed

Agrotec

Incêndios: Governo garante apoios a agricultores que tiveram prejuízos

O ministério da Agricultura garantiu que vai apoiar os agricultores que têm vindo a sofrer prejuízos nos incêndios ocorridos pelo país, a exemplo do que sucedeu no fogo de Pedrógão Grande, em junho.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o ministério da Agricultura adianta que os seus serviços «estão no terreno, a proceder ao levantamento de eventuais prejuízos nas explorações agrícolas situadas em freguesias onde os danos ao potencial produtivo ultrapassem os 30%».

De acordo com a nota, os apoios que serão disponibilizados «destinam-se a compensar perdas no potencial produtivo em maquinaria, equipamentos, instalações agrícolas, animais e culturas permanentes», como a vinha, olival e pomares, e «correspondem a 50% a fundo perdido do valor elegível».

Segundo o mesmo documento, as candidaturas deverão ser apresentadas através do portal eletrónico www.pdr-2020.pt.

Citado no texto, o ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, considera o apoio da tutela «um ato de solidariedade e de justiça através do qual se pretende suavizar a situação dos agricultores tão duramente afetados pelo flagelo dos incêndios que têm assolado o país».

O ministério da Agricultura recorda ainda que no caso dos grandes incêndios que afetaram a região Centro em junho as candidaturas «poderão ser apresentadas até ao próximo dia 8 de setembro».

Está disponível um montante global de cerca de 10 milhões de euros para apoios «destinados a compensar os agricultores pelos prejuízos sofridos».