II Jornadas Técnicas das Prunóideas realizam-se em novembro

O evento realiza-se a 20 de novembro, na Universidade da Beira Interior (UBI). O objetivo do certame passa por dar a "conhecer os desafios e dificuldades que os produtores de prunóideas enfrentam, assim como perspectivas de futuro e novas tecnologias".

Nas diversas discussões serão abordadas temáticas como a nutrição e proteção de plantas, bem como o trabalho na exploração agrícola e a fruticultura 5.0. Serão ainda apresentadas palestras sobre o cancro do pessegueiro, a nutrição em cerejeira, pespetivas relacionadas com a nova Pac, uma mesa redonda para jovens agricultores e novas embalagens para o setor.

Será ainda apresentado o projeto GoPrunusFito, que se concentra na "avaliação do impacto de alguns inimigos (pragas e doenças) nas culturas das prunóideas na região da Beira Interior e avaliação da eficácia de diferentes meios de luta no controlo das mesmas".

As jornadas são realizadas por várias associações, entre as quais a Appizezere (Associação de Protecção Integrada e Agricultura Sustentável do Zêzere), Aapim (Associação de Agricultores de Produção Integrada dos Frutos de Montanha), a Quinta de Lamaçais, a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, o Cerfundão, a Tree4fruta e o Cothn (Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional).