FacebookRSS feed

Agrotec

IACA promove Sustentabilidade da Fileira da Alimentação Animal

O seminário “Sustentabilidade: um Desafio e uma Responsabilidade” realizado pela IACA - Associação Portuguesa dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais – discute novas metas de Sustentabilidade para a Alimentação Animal disponibilizada em Portugal.

No próximo dia 19 de Fevereiro, quarta-feira, juntam-se à mesma mesa, em Lisboa, os principais atores, a montante e a jusante desta cadeia de valor. Fornecedores de matérias-primas, nomeadamente de soja, empresas de rações e representantes da grande distribuição, que disponibiliza os géneros alimentícios já produzidos ao consumidor final, juntam-se para analisar os desafios do setor na transição para uma economia verde.

No terceiro encontro setorial sobre Sustentabilidade, a IACA pretende motivar associados e agentes da cadeia de valor a adotarem a questão da Sustentabilidade como um desígnio estratégico. 

Neste âmbito, um dos temas em destaque é a utilização de soja responsável, ou seja, oriunda de produções ambientalmente apropriadas, socialmente adequadas e economicamente viáveis. A seguir ao milho, a soja é a matéria-prima mais utilizada na produção de Alimentos Compostos para Animais.  

Nas intervenções do seminário destacam-se, também, no âmbito do tema “Objetivos de Sustentabilidade na Cadeia Alimentar (Do Prado ao Prato)” a intervenção de Ana Paula Marques, da empresa portuguesa Rações Valouro, que irá falar da experiência deste grupo no que respeita à implementação da sua política de Sustentabilidade, e de Ondina Afonso, responsável pelo Clube de Produtores do Continente, que centrará a sua intervenção nas tendências de consumo e nas políticas e projetos de Sustentabilidade em curso nesta cadeia de distribuição.

O encontro é igualmente o momento para a apresentação da “Estratégia da FEFAC para uma Produção Sustentável” na qual se incluem, enquanto objetivos que a Federação dos Fabricantes Europeus de Alimentos Compostos para Animais pretende ver cumpridos num horizonte 2030 – 2050, temas como a diminuição das emissões de carbono e a medição sistemática da performance ambiental. A “Estratégia da FEFAC para uma Produção Sustentável” é abordada por Jaime Piçarra, Secretário-Geral da IACA, instituição federada na FEFAC.

A propósito do encontro Jaime Piçarra afirma “a realização deste seminário, o terceiro da IACA dedicado ao tema da Sustentabilidade, demonstra não só o compromisso do setor com o tema, como também a intenção desta Associação de ser uma entidade que desafia e instiga os agentes da sua própria cadeia de valor a serem líderes na transição para uma economia verde, indo ao encontro dos desafios e exigências da Sociedade”. Jaime Piçarra sublinha, ainda, “é igualmente importante que o mercado remunere os produtos finais, ou seja, é importante que os consumidores valorizem as apostas nesta estratégia de Sustentabilidade.”

As novas tendências de consumo, as novas exigências legais introduzidas pelo Pacto Ecológico Europeu e a consequente necessidade de intensificar os sistemas e metas de produção sustentável, tal como o seu financiamento são, também, temas em discussão.

O programa já está disponível.