FacebookRSS feed

Agrotec

Humane-Washing ou Lavagem Humanitária

George Stilwell

Médico-veterinário, Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade de Lisboa

Todos sabem bem o que é greenwashing, que podemos traduzir por esverdear por analogismo ao branquear que se usa para procedimentos que visam disfarçar, lavar ou dar tons legais a qualquer coisa que é ilegal. Aliás, branqueamento de capitais é bem definido e criminalizado na legislação.

Podemos definir greenwashing como a intenção de atribuir indevidamente virtudes ambientais ou características amigas do ambiente a certas acções, comportamentos, procedimentos ou produtos, de forma a conseguir vantagens comerciais, ajudas financeiras ou outros benefícios. Infelizmente o greenwashing tem sido uma prática recorrente – empresas que anunciam a viva voz alterações nos seus métodos de fabrico, utilização de materiais mais amigos do ambiente ou patrocínio de boas práticas... para se vir a descobrir que tudo era falso ou os supostos efeitos verdes eram altamente amplificados. Ao contrário do branqueamento, o esverdeamento raramente dá lugar a processos criminais. Também na agricultura tem surgido muitas tentativas de pintar de verde o que é muito cinzento, mas essa discussão não é o propósito deste artigo.

Neste momento uma outra palavra tem surgido com crescente frequência... primeiro na boca de activistas desinformados, fundamentalistas ou simplesmente mal-intencionados, mas cada vez mais surge também nas fontes sérias de informação e debate. É a humane-washing que podemos traduzir por “pintura humanitária” ou humanizar. A intenção será a de atribuir indevidamente virtudes de bem-estar animal ou de boas-práticas na produção animal, de forma a tranquilizar e, assim, angariar os consumidores preocupados com a forma como se criam e usam animais.

Artigo publicado na edição n.º 47 da Revista AGROTEC.

Para aceder à versão integral, solicite a nossa edição impressa.

Em alternativa, contacte-nos através dos seguintes endereços:

Telefone 225899620

E-mail: redacao@agropress.pt