FacebookRSS feed

Agrotec

Há um robot que deteta, pulveriza e fertiliza

O RIPPA é um protótipo de um robot que pode estimar a produtividade das culturas, pulverizar e fertilizar, e funcionar durante 21 horas seguidas

Desenvolvido por investigadores australianos, este robot pode ser a chave para limitar os riscos causados por pragas e corpos estranhos encontrados em produtos frescos.

Durante os ensaios realizados em Queensland, o robot chamado RIPPA (robot para a perceção inteligente e aplicação de precisão, em português), conseguiu recolher dados usando sensores que mapearam uma área de uma cultura, no processo de deteção de ervas daninhas e destacando objetos estranhos, tais como pedras, vidro ou metal.

Salah Sukkarieh, diretor de inovação e investigação na Universidade do Centro Australiano de Sydney para robótica de campo, disse que esses dados também podem ser usados para estimar a produtividade e fertilizar as plantações.

«O RIPPA foi desenvolvido há seis meses e pela primeira vez vai ser testado em outro local», disse ele. «O robot vai experimentar novos tipos de solo e novas culturas, pela primeira vez».

Sukkarieh afirma que o próximo passo é construir sistemas que podem remover infestantes e objetos estranhos.

Horticulture Innovation Australia (HIA), a organização que encomendou o RIPPA utilizando fundos da indústria e contribuições do governo australiano, disse que a segurança alimentar é uma prioridade enorme para produtores e toda a cadeia de fornecimento.

Fonte: Fruitnet