FacebookRSS feed

Agrotec

Há um kit de recursos didáticos sobre a alimentação e a agricultura na UE

Um kit de recursos didáticos sobre a alimentação e a agricultura na Europa destinado aos estudantes de 11 a 15 anos foi publicado pela DG AGRI em 24 línguas europeias.

kit

O pacote é uma coleção de recursos prontos a utilizar para o ensino e a aprendizagem, os quais visam sensibilizar os jovens europeus com idades compreendidas entre os 11 e os 15 anos para a importância da alimentação e da agricultura para a Europa.

Foi elaborado para ser utilizado pelos professores de um vasto leque de disciplinas, por exemplo, Geografia, Ciências, Cidadania, Economia, Estudos Europeus, Economia Doméstica, Agronomia, Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e Ciências Sociais.

Através de uma seleção de ferramentas e atividades diversificadas e complementares, os professores podem ajudar os alunos a explorar três temas relevantes: a alimentação , o ambiente e as zonas rurais. . Este pacote não oferece ferramentas para ensinar a política da UE, mas sim para mostrar como a agricultura traz benefícios para todos os cidadãos.

O pacote foi concebido para ser flexível; pode escolher as ferramentas ou atividades que pretende utilizar!

Este inclui informações de base (ficha informativa, um mapa da produção agrícola na UE e um glossário para o ajudar a responder às perguntas dos alunos), bem como dois planos de aulas de abertura.

O pacote começa com um clipe animado educativo que apresenta os princípios básicos da agricultura europeia, acompanhado por um plano de aula. Em alternativa, pode iniciar o tópico com esta apresentação de diapositivos e um plano de aula.

Existe um módulo dedicado a cada um dos três temas: a alimentação, o ambiente e as zonas rurais.

Cada módulo inclui:

- Uma breve introdução para os professores que enuncia os objetivos de aprendizagem do módulo juntamente com ligações para recursos.

- Fichas de trabalho com atividades de aprendizagem para os alunos.

- Um plano de projeto para os alunos com uma proposta de um projeto intercurricular subordinado ao tema do módulo.

Fonte: Agronegócios