FacebookRSS feed

Agrotec

Grupo Syngenta adquire Valagro, empresa líder em produtos biológicos

Investimento posiciona a Syngenta Crop Protection entre os líderes globais no mercado dos Biológicos, em rápida expansão.

Syngenta

O Grupo Syngenta anunciou a aquisição da Valagro, uma empresa líder em produtos biológicos, através da sua unidade de negócio Syngenta Crop Protection. O investimento posiciona a Syngenta Crop Protection como uma das principais empresas globais preparada para consolidar o mercado dos produtos biológicos, que deverá duplicar nos próximos cinco anos. A Valagro continuará a operar como marca independente no mercado, embora como parte do negócio da Syngenta Crop Protection.

A Valagro é líder de mercado na produção de produtos biológicos inovadores, com uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de cerca de 10%, entre 2009 e 2019, e uma receita de cerca 175 milhões de dólares em 2019. A empresa tem-se destacado por usar o potencial da natureza para fornecer soluções inovadoras e eficazes para nutrição e cuidado das plantas. Com 40 anos de experiência, oferece aos clientes um vasto portfólio de produtos biológicos, com uma posição de liderança no mercado dos bioestimulantes e nutrientes especializados.

Com sede em Atessa, Itália, a Valagro fornece clientes em todo o mundo, com uma forte presença na Europa e América do Norte, além de uma crescente presença na Ásia, incluindo a China, e na América Latina. A Valagro tem 700 funcionários, 13 filiais e 8 unidades de produção em todo o mundo, com um portfólio baseado nas melhores competências em produção, comercialização e I&D de produtos biológicos.

Esta aquisição estratégica permite à Syngenta Crop Protection formar um negócio líder mundial em produtos biológicos. A Valagro tem uma sólida base produtiva e comercial, bem como uma capacidade de investigação e tecnologia líder no setor. O portfólio consolidado em bioestimulantes e nutrientes especializados da Valagro complementará a gama atual de bioestimulantes e soluções de controlo biológico da Syngenta Crop Protection, bem como a sua futura gama de soluções biológicas.

Os bioestimulantes, as soluções naturais para controlo de pragas e doenças e para fortalecimento das culturas são cada vez mais utilizadas por agricultores em todo o mundo para obter uma produção agrícola sustentável.

Essa aquisição está totalmente alinhada com a estratégia da Syngenta Crop Protection de fornecer tecnologias alternativas e produtos complementares que permitam aos agricultores gerir as suas culturas de forma eficaz e sustentável, através do controlo de resistências, do reforço da saúde do solo e da redução dos resíduos nas culturas, respondendo às exigências dos consumidores.

Erik Fyrwald, CEO do Grupo Syngenta, afirmou que «estamos ansiosos por acolher a equipa da Valagro no Grupo Syngenta. Esta aquisição evidencia as nossas ambições de crescimento nesta área e posiciona-nos como um dos principais atores no mercado global dos produtos biológicos. Este investimento também faz parte do nosso compromisso de investir 2 mil milhões de dólares para ajudar os agricultores a enfrentar os efeitos das alterações climáticas e melhorar a sustentabilidade agrícola no âmbito do nosso Good Growth Plan, Plano de Agricultura Sustentável».

Giuseppe Natale, CEO da Valagro, destacou que «há 40 anos que a nossa missão na Valagro tem sido trabalhar com a natureza para ajudar os agricultores a alcançar maior produtividade e culturas de melhor qualidade. Este acordo abrirá novas perspetivas de crescimento para o grupo Valagro em todo o mundo, anteriormente inimagináveis. Agora que fazemos parte de uma empresa com os recursos e a ambição da Syngenta Crop Protection, temos novas oportunidades para inovar e fornecer ainda mais alternativas aos agricultores e investir de forma ainda mais eficaz no futuro sustentável da agricultura».

Jon Parr, Presidente global da Syngenta Crop Protection, sublinhou que os «investimentos significativos em inovações como os Biológicos são necessários para proporcionar um futuro sustentável e ajudar os agricultores a trabalhar com um sistema alimentar em harmonia com a natureza. A Syngenta Crop Protection e a Valagro têm como base a inovação fundamentada na ciência e estão dispostas a colaborar, partilhar conhecimento e aproveitar mutuamente as suas competências. Ao promover o espírito e a cultura empreendedora da Valagro, impulsionados pela nossa escala e capacidade global, juntos podemos influenciar o futuro do mercado agrícola dos biológicos».

As condições financeiras da transação não foram divulgadas.