FacebookRSS feed

Agrotec

EIT Food Challenge Labs | Grande final do programa de inovação aberta

O Super Bock Group aliou-se à Building Global Innovators (BGI) e ao EIT Food para encontrar, junto do ecossistema de inovação europeu, soluções que promovam a sustentabilidade ambiental da empresa. Após uma curta – porém intensa – fase de candidaturas, na qual participaram tanto ideias em fase embrionária como startups já estabelecidas no mercado, foram selecionadas para integrar o programa as 10 equipas mais promissoras.

Esta iniciativa do EIT Food – parte integrante do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), um órgão independente da União Europeia – é transversal a vários países europeus, visando promover a inovação e o empreendedorismo na comunidade, procurando soluções para os problemas da indústria agroalimentar.

No âmbito do programa, o Super Bock Group desafiou os candidatos a encontrar soluções para três dos seus principais desafios: redução do consumo de água e energia; diminuição da pegada ecológica de toda a cadeia de valor, desde a matéria-prima ao consumo final; e criação de embalagens mais sustentáveis. 

O Challenge Labs dividiu-se em dois momentos: a sessão de esclarecimento online, a 10 de dezembro, e a Grande Final, na sede do Super Bock Group, dia 15 do mesmo mês. Na sessão de dia 10, além da oportunidade de conhecerem melhor o EIT Food e o programa Challenge Labs, os participantes puderam assistir a uma apresentação do Super Bock Group sobre os desafios que lhes foram propostos. Já na Grande Final, as equipas deslocaram-se às instalações da empresa, em Matosinhos, para dar a conhecer os seus negócios/projetos às entidades organizadoras, por intermédio de um pitch.

Eis os três vencedores desta que foi a primeira edição do programa em Portugal:

  • Shimejito (1.º Prémio) – startup baseada na economia circular que propõe utilizar os os produtos derivados da produção de cerveja para criar várias espécies de micélio, posteriormente utilizadas numa vasta gama de produtos alimentares.

  •  Wetrack (2.º Prémio) – startup que desenvolve software e hardware de recolha de dados e controlo dos meios de produção, adaptável a qualquer indústria. Os dados recolhidos são depois transformados em informação acessível e fiável, extremamente útil no processo de tomada de decisões empresariais.

  • Matter (3.º Prémio) – startup que propõe a transformação de subprodutos gerados no processo de produção de cerveja em materiais com valor acrescentado, passíveis de reincorporação na cadeia de valor do Super Bock Group. Os materiais transformados dariam origem a peças de merchandising e mobília ou novas soluções de packaging.

Estas fantásticas startups terão agora oportunidade de explorar potenciais parcerias com o Super Bock Group. Em conjunto, encontrarão formas inovadoras de tornar mais sustentável o negócio de uma empresa com impacto a nível nacional e internacional.