FacebookRSS feed

Agrotec

«Grande aposta da agricultura portuguesa incide na internacionalização»

A 50.ª edição da AGRO - Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação arrancou esta quinta-feira, 23 de março, no Parque de Exposições de Braga, com a presença do ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos.

O certame, organizado pela InvestBraga, é o mais importante do setor primário da região do Norte do país e da Galiza e conta com uma programação especial comemorativa pelas 50 edições.

No seu discurso, o ministro da Agricultura agradeceu à organização o convite para participar na comemoração das 50 edições da AGRO e revelou o desejo de que o certame se continue a afirmar no noroeste peninsular, «acentuando cada vez mais a sua vertente internacional, isto porque a grande aposta da agricultura portuguesa incide, precisamente, na internacionalização».

O presidente da InvestBraga, Carlos Oliveira, afirmou que «a AGRO existe e é organizada com o objetivo de apoiar e promover o crescimento e desenvolvimento dos setores da agricultura, pecuária e agroalimentar».

Um objetivo que Carlos Oliveira considera que tem vindo a ser cumprido, tornando a AGRO «a maior feira do setor primário da região do Norte do país e da Galiza e uma das maiores a nível nacional».

O primeiro dia da 50.ª edição da AGRO foi dedicado à Galiza e contou, por isso, com as presenças da delegada do Governo da Galiza em Ourense, Marisol Diaz Mouteira, do presidente do Instituto Ourenseano de Desarrollo Económico e vice-presidente do Governo Provincial, Rosendo Fernández, e do diretor-geral da Expourense e presidente da Associação Galega de Feiras e Eventos, Alejandro Rubin Carballo.

Durante a visita oficial, após a inauguração da AGRO, Rosendo Fernández, entregou ao presidente da InvestBraga, no stand da Expourense, uma placa comemorativa do Dia da Galiza, por ocasião do 50.º aniversário da AGRO.

Com cerca de 250 expositores, as principais novidades da 50.ª edição da Agro são a realização, hoje, de uma Grande Conferência, com o apoio do Crédito Agrícola, durante a qual serão debatidos temas decisivos para o setor, tais como a Política Agrícola Comum, a Reforma da Floresta, o futuro da viticultura, o financiamento do setor agrícola e da indústria agroalimentar, empreendedorismo e inovação e a internacionalização da agricultura e da indústria agroalimentar; e a Grande Gala 50.ª AGRO, que se realiza também amanhã, com o apoio da Mercedes-Benz/Carclasse, e onde serão distinguidas personalidades e entidades que se têm destacado no setor e que conta com a atuação de Aurea.

Considerada a maior feira do setor na região Norte de Portugal e uma das maiores a nível nacional, a AGRO é a única do país a integrar a Eurasco – European Federation of Agricultural Exhibitions and Show Organizers. A AGRO faz ainda parte das feiras acreditadas pela UFI – The Global Association of the Exhibition Industry, e a 50.ª edição do certame conta com a presença de um representante desta associação.

Foto: César Cordeiro