GPP publica nova edição da publicação CULTIVAR sobre Estruturas Agrárias
O Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) divulga a edição n.º 28 da publicação CULTIVAR - Cadernos de Análise e Prospetiva, dedicada ao tema das estruturas agrárias.
Esta edição da CULTIVAR tem por objetivo apresentar algumas conclusões para reflexão sobre a evolução das estruturas agrárias em Portugal, a partir da análise dos dados do último Recenseamento Agrícola 2019 (RA2019) publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) em 2021 e integrando ainda outra informação complementar. A análise foca-se na viabilidade das estruturas agrárias abordada a partir de três vertentes: económica (dimensão física e dimensão económica, inviabilidade e abandono, territorialização, caracterização dos tipos de agricultura); ambiental (uso do solo e dos vários recursos, extensificação vs. intensificação, questão climática) e social (questões etárias, emprego).
Os artigos que integram a publicação evidenciam diferentes perspetivas que convergem na necessidade de uma reflexão multidisciplinar sobre os fatores que condicionam a evolução das estruturas agrárias e o impacto que esta tem nas dimensões abordadas. Nos contributos disponibilizados são feitas várias abordagens, tais como as diversas perceções relativas à agricultura nacional; uma classificação das modalidades da agricultura nacional; a importância da modernização da área de regadio; o desafio da renovação geracional dos produtores singulares; a complexidade da trilogia energia-água-alimentos; uma atualização da tipologia territorial de base agrícola com recurso a indicadores organizados em três grupos (económicos; sociais e humanos; ambientais e de ocupação do território).
Em termos globais, esta publicação da CULTIVAR analisa oportunidades e fragilidades ao nível das estruturas agrárias, contribuindo para a reflexão sobre o papel na definição das estratégias e instrumentos que atuam sobre o território e a agricultura portuguesa em particular.