GPP apresentou CULTIVAR 13 dedicada à cadeia de valor do agroalimentar

Na 13.ª edição da CULTIVAR, dedicada ao tema da "Cadeia de valor do setor agroalimentar", o GPP propôs-se lançar o debate com diferentes atores e interesses setoriais sobre o tema de fundo da cadeia de valor.

agroalimentar

A grande transformação da estrutura e do funcionamento da cadeia de abastecimento alimentar resultante de diversos fatores (abertura de mercados, crescente urbanização, modernização de operações, etc.) provocou, simultaneamente, uma fragmentação do tecido empresarial a montante da cadeia e uma crescente concentração a jusante operada pela moderna distribuição.

Esta evolução, que compreende pontos positivos (aumento da produtividade na agricultura através da inovação, diversificação da produção industrial, abastecimento de qualidade para o consumidor), coloca em evidência certos desequilíbrios, nomeadamente no que se refere à distribuição do valor ao longo da cadeia, que podem, a prazo, comprometer o seu funcionamento.

Para o evitar, tem havido, por um lado, uma melhor autorregulação dos agentes intervenientes na cadeia e, por outro lado, iniciativas institucionais e regulatórias, quer a nível nacional quer ao nível da União Europeia.

Para debater esta temática, o GPP realizou uma sessão pública nas suas instalações em Lisboa.

A sessão, aberta pelo Diretor-Geral do GPP, Eduardo Diniz, integrou a apresentação do tema “Cadeia agroalimentar: economia, regulação e políticas” pelo Subdiretor Geral Bruno Dimas e uma mesa redonda para troca de impressões sobre esta temática com representantes de áreas chave neste âmbito.