Governo quer desenvolver Programa Nacional de Regadio

O Governo pretende desenvolver o Programa Nacional de Regadio, contemplando a reabilitação e a expansão de perímetros de rega.

As medidas presentes no relatório que acompanha a proposta de Orçamento do Estado para 2018 (OE2018) entregue, na sexta-feira, no parlamento, consideram o «desenvolvimento do Programa Nacional de Regadio, incluindo a reabilitação e expansão de perímetros de rega, nomeadamente na área do Alqueva».

O documento revela também que, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020) prevê-se a continuação da operacionalização dos apoios à agricultura competitiva e sustentável, à coesão territorial e à fixação da população em meio rural.

Para isto, o Governo vai executar o plano de ação no quadro da Estratégia Nacional para a Agricultura Biológica e as Estratégias de Desenvolvimento Rural.

Entre os objetivos para 2018, inclui-se ainda «o reforço da colaboração científica e institucional entre vários setores da sociedade e economia, incluindo [...] a agricultura, através de redes de experimentação e desenvolvimento em várias regiões e tipos de cultura (vinho e vinha, regadio, agricultura de montanha, entre outras)».

Fonte: DN