FacebookRSS feed

Agrotec

Governo dos Açores viabiliza reformas antecipadas de agricultores

O secretário regional da Agricultura dos Açores homologou 11 processos de reformas antecipadas de agricultores de seis ilhas do arquipélago, medida que representa cerca de 300 mil euros de despesa.

Citado numa nota do gabinete de imprensa do executivo açoriano, João Ponte refere que esta medida é «essencial para que se dê a renovação geracional do setor» e a agricultura «possa continuar a crescer de forma sustentável».

A decisão de João Ponte abrange agricultores de São Miguel, Terceira, Pico, Flores, Graciosa e São Jorge, tendo a Secretaria Regional da Agricultura recebido um total de 18 candidaturas.

João Ponte salientou que durante os segundo, terceiro e quarto quadros comunitários de apoio foram aprovados mais de 1.400 processos de reformas antecipadas, o que demonstra «a dimensão e a importância que o rejuvenescimento» do setor agrícola têm tido na região.

Podem candidatar-se ao programa de reformas antecipadas os agricultores que exerçam atividade há pelo menos 20 anos e como agricultores a título principal durante 10 anos, tendo também que estar inscritos na Segurança Social como produtores agrícolas.