FacebookRSS feed

Agrotec

Governo disponibiliza €5,5 milhões para apoiar empresas do setor florestal

O Governo disponibilizou 5,5 milhões de euros para apoiar investimentos em tecnologia de colheita, mobilização, concentração, triagem, comercialização e primeira transformação de produtos florestais.

florestas

«Estes apoios têm como objetivo reforçar a capacidade produtiva das pequenas e médias empresas do setor florestal e fomentar a modernização do tecido empresarial do setor», indicou, em comunicado, o Ministério da Agricultura.

São elegíveis projetos que envolvam um custo entre 25.000 euros e 4.000.000 euros de investimento total, «sendo que este limite máximo não se aplica às candidaturas apresentadas por agrupamentos ou organizações de produtores florestais e organizações de comercialização de produtos da floresta».

De acordo com o Governo, o montante do apoio é calculado com base nos investimentos elegíveis, apurados em sede de análise nos termos «apoio não reembolsável até 1.000.000 euros de investimento elegível e subvenção reembolsável para o restante investimento elegível».

Para este apoio são elegíveis projetos que se destinem «a promover operações de abate, rechega, concentração, triagem e transporte de material lenhoso, incluindo a biomassa florestal e extração, recolha, armazenamento e transporte de resina, ou que promovam a primeira transformação da madeira, da biomassa florestal e da resina».

O concurso destina-se a todo o território nacional e é admitida apenas uma candidatura por beneficiário.

As candidaturas podem ser submetidas até 30 de agosto, através de um formulário eletrónico disponível na página da internet do Portugal 2020 ou do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020.