FacebookRSS feed

Agrotec

Governo da Madeira promove renovação de pomares de cerejeiras na ilha

A secretaria da Agricultura e Pescas da Madeira vai promover a renovação dos pomares de cerejeiras na ilha, efetuando cerca de duas mil enxertias das plantas, o triplo das efetuadas em 2016, informou o Governo Regional.

cerejas

Segundo a nota divulgada no arquipélago, esta iniciativa, desenvolvida através da direção regional da Agricultura, confere apoio técnico à realização do evento anual «tempos de hortifruticultura», promovido pela junta de freguesia do Jardim da Serra, local de maior da produção de cereja na região.

A informação adianta que a primeira fase deste apoio passa pelo trabalho de enxertia de plantas, que tem como «objetivo promover a renovação dos pomares de cerejeiras e potenciar a produção das novas plantações».

Acrescenta que «está prevista a realização de cerca de duas mil enxertias, quase o triplo das verificadas no ano anterior, envolvendo um número aproximado de 30 pomares de agricultores».

Na segunda fase, que decorre em parceria com agricultores ainda a selecionar, vão ser plantadas como porta-enxertos 100 cerejeiras bravas regionais, obtidas pelo laboratório de reprodução vegetativa, e 250 “Prunus avium”, adquiridos pela direção regional de Agricultura madeirense.

Esta ação visa «testar a maior resistência a um problema que se vem registando nos solos dos cerejais do Jardim da Serra, e que resulta de uma significativa contaminação pela “Armillaria mellea”, um fungo que ataca a raiz das cerejeiras, não existindo ainda tratamento químico possível.

O governo insular esclarece que as medidas a adotar apenas «permitem atenuar os danos causados por este fungo», através da correção da reação do solo, para dificultar o seu desenvolvimento e minimizar a sua propagação, e pela incorporação de matéria orgânica, de acordo com as análises de solo nas épocas adequadas, nomeadamente na rebentação da planta e no “vingamento” dos frutos».

Segundo a mesma informação, esta experimentação, com porta-enxertos mais resistentes aos efeitos desta doença, poderá «constituir mais uma solução para atenuar a problemática», considerando que se tiver sucesso «permitirá criar campos de pés-mãe para futura retirada de material para alcance a todos os cerejais infetados».

As cerejeiras e as vinhas representam o elemento importante e característico da paisagem de Câmara de Lobos, sendo este o maior concelho produtor de vinha, visto que mais de 90% das explorações de cerejas estão situadas na freguesia do Jardim da Serra.

De acordo com os dados da secretaria regional da Agricultura e Pescas da Madeira, a cultura da cerejeira ocupa 415 agricultores, abrangendo uma área de cerca 64 hectares.

Fonte da secretaria regional disse que este fruto gera uma produção média anual, nos anos 2010 a 2015, variável entre 225 e 249 toneladas.

Entre 2014 e 2015 a produção de cereja manteve-se nas 249 toneladas, sendo o valor pago à produção, tendo aumentado de cerca de 324 mil euros para 431 mil euros, o que representa uma variação relativa de mais 33 por cento, mencionou a mesma fonte.

Ainda perspetivou que «devido ao clima e à mosca da cereja, a produção pode ser menor este ano», apontando que «os agricultores que fizeram os tratamentos adequados tiveram menos problemas».

Fonte: Lusa