FacebookRSS feed

Agrotec

Governo cria rede nacional de estações experimentais para agricultores

O secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luis Medeiros Vieira, anunciou que o Governo vai criar uma rede nacional de estações experimentais para dar mais sustentabilidade à área da investigação e apoio aos agricultores.

«Os Ministérios da Agricultura e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior estão a trabalhar para a criação de uma rede nacional de estações experimentais, juntando o conhecimento dos politécnicos e o património [do Ministério da Agricultura] que foi abandonado», afirmou Luís Medeiros Vieira.

O governante, que falava em Castelo Branco, na sessão de encerramento do seminário "Novas Dinâmicas Empresariais na Agricultura Regional - Oportunidades e Desafios", promovido pela Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB), admitiu que o abandono destas estações por parte da tutela da agricultura, foi um erro.

«O Ministério da Agricultura abandonou muita da experimentação que se fazia», frisou.

O objetivo passa por retomar a investigação através de uma rede nacional de estações experimentais e colocá-las à disposição dos agricultores para resolver os seus problemas.

«Queremos reforçar as estações experimentais e trabalhar em colaboração e articulação com as escolas superiores agrárias para as dinamizar, dando mais sustentabilidade à área da investigação e apoio aos agricultores», disse.

O governante sublinhou ainda que o ensino e a investigação não servem apenas para «melhorar currículos: o trabalho académico é importante, mas deve ser posto ao serviço dos agricultores».

A ideia passa por transferir conhecimento de uma forma simples e eficaz aos agricultores.

Fonte: Lusa