FacebookRSS feed

Agrotec

Governo abre concurso de €5 milhões para jovens agricultores na cultura da vinha

vinhas

Estão abertos até ao final do ano dois concursos destinados a apoiar jovens agricultores no setor da viticultura, com um valor global de cinco milhões de euros.

Financiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural (PDR2020), este montante tem como objetivo apoiar a renovação e o rejuvenescimento das empresas agrícolas, aumentar a atratividade do sector agrícola para os jovens e contribuir para a dinamização económica e reorganização do setor da vinha.

Reforçar a viabilidade das explorações agrícolas, promovendo a inovação e a formação, e apoiar a instalação de novas plantações de vinhas são outros dos objetivos, salienta o ministério da Agricultura, em comunicado.

O primeiro concurso “Jovens Agricultores”, no valor de um milhão de euros, tem como objetivo apoiar a primeira instalação de jovens no setor da viticultura.

Com um valor de quatro milhões de euros, o segundo concurso “Investimento de Jovens Agricultores na Exploração Agrícola” destina-se a apoiar investimentos em explorações agrícolas, cujo valor total seja superior a 25 mil euros.

Os jovens agricultores podem candidatar-se a ambos os concursos.

Para o Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, «este tipo de apoio dá continuidade à política do Governo no sentido de prosseguir o rejuvenescimento do tecido agrícola, dando aos jovens a oportunidade de se instalarem no setor vitícola, com prioridade para o interior do país».

As candidaturas podem ser apresentadas até ao dia 31 de dezembro através do Portal do Portugal 2020 (www.pt-2020.pt) ou do Portal do PDR 2020 (www.pdr-2020.pt).