FacebookRSS feed

Agrotec

FUTURAGRI, um projeto liderado pela INOVA+ e cofinanciado pela União Europeia, já está em marcha

O projeto arrancou oficialmente em agosto de 2023 e irá levar a cabo diversas atividades de norte a sul de Portugal até 31 de julho de 2024 a fim de disseminar e desmistificar a Política Agrícola Comum (PAC).

A PAC é a política da União Europeia com mais anos de aplicação e tem vindo a adaptar-se para conseguir responder aos desafios atuais, tais como: assegurar um nível de vida justo aos agricultores, apoiar a produção de alimentos seguros, de alta qualidade e acessíveis aos cidadãos da UE, preservar os recursos naturais, e respeitar o ambiente. A Nova PAC (2023-2027), visa os seguintes objetivos:

O projeto FUTURAGRI dá assim continuidade ao trabalho de iniciativas anteriores (Greenlight e GreenlightPlus) coordenadas pela INOVA. Nesta fase inicial, a equipa está a reforçar a sua Rede de Cooperação, convidando entidades nacionais e internacionais interessadas a juntarem-se a este projeto, podendo beneficiar das seguintes oportunidades:

- Divulgação da entidade, de forma gratuita, no website do projeto;

- Parceria na organização de atividades de disseminação da PAC;

- Alcance de público-alvo, clientes e outras parcerias relevantes;

- Acesso a eventuais parcerias no âmbito de outros projetos coordenados pela INOVA+;

- Divulgação dos seus produtos, processos e projetos;

- Receber em primeira mão as notícias e agenda do Projeto. 

O que é esperado da Rede de Cooperação? Participação e disseminação das atividades e recursos do projeto e, se aplicável, partilha de notícias e conteúdo sobre o projeto nas redes sociais de forma a aumentar o seu alcance e impacto.

Ao longo dos próximos meses, a equipa da unidade International Policies da INOVA+, irá desenvolver recursos informativos e organizar ações de disseminação sobre os 10 pilares da Nova PAC e as estratégias da União Europeia para a sustentabilidade (como por exemplo, o Pacto Ecológico Europeu, estratégia do Prado ao Prato e a estratégia para a Biodiversidade). Dentro das atividades a serem organizadas, podem destacar-se as seguintes:

- Atividades lúdico-pedagógicas para jovens e estudantes em contexto de educação formal e não formal.

- Ações de disseminação da PAC em Mercados Municipais para agricultores, consumidores e público em geral.

- Ações de sensibilização agro-criativas em Museus e espaços culturais para o público em geral;

- Participação em feiras agrícolas e eventos temáticos com ações de sensibilização para agricultores, jovens, estudantes, público em geral e stakeholders;

- Webinários com especialistas, técnicos e investigadores do setor agrícola para o público digital. 

Em breve será disponibilizada toda a informação no website do Projeto