FacebookRSS feed

Agrotec

Fungicida biológico da Koppert obtém registo para controlo de fungos de solo em batateira

Os produtores nacionais de batata dispõem de uma nova ferramenta para controlo biológico da rhizoctonia e outros fungos de solo, graças à homologação do biofungicida Trianum da Koppert nas suas duas formulações: Trianum-P e Trianum-G.

trianum

Trianum é um fungicida biológico à base da estirpe T-22 de Trichoderma harzianum aplicado através da água da rega ou pulverizado, na versão grânulos dispersíveis (Trianum-P), ou diretamente no solo, na versão em granulado (Trianum-G).

Amplamente utilizado em diversas culturas hortícolas e ornamentais, Trianum obteve, por parte da DGAV, registo para batateira, cultura muito sujeita a doenças causadas por fungos de solo e particularmente vulnerável à Rhizoctonia solani, que está presente em toda as zonas de produção de batata e que pode provocar graves prejuízos, se não for devidamente controlada.

O biofungicida Trianum não deixa resíduos nas culturas e pode ser aplicado sem intervalo de segurança, respondendo às necessidades agronómicas dos produtores e às tendências atuais de consumo de alimentos saudáveis e com reduzido impacto no meio ambiente.

Trianum nutre as raízes das plantas e garante proteção contra vários fungos de solo, tais como, Rhizoctonia, FusariumSclerotinia e Phytium. Os fungos não desenvolvem resistência ao produto. Trianum coloniza as raízes das plantas, atuando por competição com os fungos patogénicos, por espaço e nutrientes, aumentando a capacidade de absorção das raízes e a sanidade da planta.

A estirpe de Trichoderma presente neste biofungicida cresce entre 8º e 34 ºC de temperatura do solo e com níveis de pH entre 4 a 8,5, fazendo do Trianum um biofungicida apto para vários tipos de solos e diferentes épocas de plantação/sementeira.

Mais informações sobre Trianum, consulte:

https://www.koppert.com/trianum-p/

https://www.koppert.com/trianum-g/