Fruit Attraction: Primeira reunião de grupo de contato europeu criado para a uva de mesa acontece no evento

Do grupo fazem parte Portugal, França, Espanha e Itália. Durante a Fruit Attraction, a sua primeira reunião abordará a produção e comercialização europeia.

Foi acordado o estabelecimento de um novo grupo de contato para a uva de mesa, tendo este o objetivo de criar uma estrutura para o diálogo e a cooperação entre países.

Os produtores e comerciantes da APOEXPA, associação maioritária do setor de uva de mesa em Espanha, integrada na FEPEX, realizaram várias reuniões com representantes do setor francês, italiano e português ao longo do último ano. Todos as associações chegaram à conclusão que poderiam beneficiar de um grupo de contatos vasto e internacional.

A constituição do grupo de contato para uvas de mesa também se justifica dado o crescimento da produção de uvas "apirena", especialmente em Espanha e Itália, e o crescente interesse por parte de toda a Europa. Os produtores solicitaram assim ao Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação espanhol que iniciasse o processamento formal com as administrações de França, Itália e Portugal para a constituição do grupo, que foi concluído na passada semana.

A primeira reunião do grupo de contato será realizada no âmbito da FRUIT ATTRACTION, feira internacional do setor de frutas e legumes que se realiza de 22 a 24 de outubro. O evento é organizado pela IFEMA e pela FEPEX.