FacebookRSS feed

Agrotec

Fruit Attraction 2022 confirma participação de 1.700 expositores a um mês do evento

A um mês da Fruit Attraction 2022, que decorre de 4 a 6 de outubro, cerca de 1.700 empresas expositoras de 52 países já confirmaram a sua participação num dos maiores eventos do mundo.

Um número que aumentará nas próximas semanas, pois ainda está aberto o período de inscrições para participar no grande evento internacional do setor de frutas e produtos hortícolas. Mais de 55.000 metros quadrados de hortifrutigranjeiros em oferta nos pavilhões 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10 da IFEMA MADRID, o que representa um aumento de 38% em relação à última edição, além de atingir os parâmetros pré-pandemia para 2019. Destaca-se também a presença de novas empresas nesta edição, que até agora representa 19% do total. Por sua vez, o registro de profissionais participantes será superior a 80.000, vindos de 130 países.

Em termos de expositores, a participação espanhola, até à data, representa 52% do total, com a presença de praticamente todas as comunidades autónomas produtoras de hortícolas do país. Isso ratifica a confiança do setor na Fruit Attraction, cujo sucesso se deve principalmente ao grande interesse do mercado de frutas e hortaliças espanhol pelas vendas internacionais, precisamente em um mês chave para o planeamento da campanha.

Por sua vez, a participação internacional de 52 países representa 48% da feira, o que efetivamente confirma a Fruit Attraction como um evento comercial fundamental para produção, comercialização e distribuição em todo o mundo. Além da forte participação europeia, como França, Itália, Holanda, Reino Unido, Bélgica, Portugal, Polônia e Alemanha, haverá também participações de grupos da Sérvia e Albânia, e de outros países como Colômbia, Estados Unidos, Coreia, Peru, Chile, África do Sul e Índia, e um aumento da participação africana, especialmente do Quênia, Guiné e Costa do Marfim.

Programa de comprador

A Fruit Attraction oferece aos participantes uma plataforma de promoção e expansão internacional com o International Guest Program que, neste momento e a meio da campanha, confirmou a presença em Madrid de 600 compradores de 70 países, responsáveis ​​de compras a retalho, importadores e grossistas convidados de todo o mundo

A este programa junta-se o País Importador Convidado, com a participação dos Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Canadá. A Fruit Attraction irá assim promover o relacionamento com estes mercados, apoiado por um programa completo de mesas redondas, visitas guiadas à feira e sessões B2B.

Áreas específicas

Nesta ocasião, as já reconhecidas áreas de Frescos e Indústria Afins juntam-se à Fresh Food Logistics – a plataforma setorial ao serviço da logística, transporte e gestão da cadeia de frio de alimentos frescos –, que registou 100% do espaço contratado.

A Fruit Attraction volta a apostar em soluções de transformação através da inovação, sustentabilidade e digitalização com a Smart Agro Area, produtos inovadores que aplicam tecnologias de informação ao setor hortofrutícola, e a Biotech Attraction, investigação e desenvolvimento tecnológico em agrobiologia/biotecnologia vegetal. Da mesma forma, o Ecorganic Market, espaço exclusivo de comercialização e exportação de produtos orgânicos, continua a ganhar força. Por outro lado, os morangos terão um papel de destaque nesta edição com a área Fresh&Star.

Por outro lado, The Innovation Hub, no nexo dos pavilhões 8 e 10, e Foro Innova são as áreas dedicadas à inovação e inovações empresariais no setor. Nesta área, a feira volta a acolher os Innovation Hub Awards, que se tornaram um evento fundamental para apoiar o compromisso empresarial do setor com as suas habituais categorias: Fresh Produce; Indústria F&V e Ações de Sustentabilidade e Compromisso.

O Comitê também discutiu o programa de conferências técnicas que ocorrerão paralelamente à atividade comercial durante os três dias da feira. Algumas das sessões incluem "Linhas de financiamento público para despesa e investimento em investigação e inovação na indústria hortofrutícola" e "O novo CAP da indústria hortofrutícola a partir de 2023", que decorrerá na tarde de quarta-feira, 5 de outubro, bem como a sessão relativa ao "Projeto de Regulamento sobre a Utilização Sustentável dos Produtos Fitofarmacêuticos", na manhã de quinta-feira, 6 de outubro.

A Fruit Attraction também será palco de outros eventos como o 3º Fresh Food Logistics Summit, bem como o Biofruit Congress e o Biotech Attraction 2022: Biotecnologia e inovação para a agricultura do futuro.

É claro que o grande evento do setor também contará com a seção Factoria Chef, que representa o espaço gastronómico dentro da Fruit Attraction com atraentes demonstrações e showcookings.