FacebookRSS feed

Agrotec

Fresh Food Logistics The Summit: Logística de frescos e congelados toma a palavra

No decorrer da Fresh Food Logistics e Fruit Attraction, celebrar-se-á o Fresh Food Logistic The Summit, nos dias 6 e 7 de outubro, organizado pela IFEMA MADRID e pelo Alimarket, que abordará uma visão transversal e de 360 graus do mercado do frio e oferecerá a oportunidade de descobrir como os principais players do setor encaram os desafios colocados pela logística do frio, bem como para fazer networking, partilha de experiências e encontrar pontos de colaboração. 

fresh fruit logistics

A venda de alimentos frescos e congelados tem aumentado com força nos últimos meses, como consequência da crise sanitária. Os produtos perecíveis tornaram-se nas variedades de alimentação nas quais os consumidores mais confiam, impulsionando aumentos de mais de 8% comparativamente ao ano passado. 

Neste contexto, e com o objetivo de cumprir com o seu compromisso, a cadeia de abastecimento a temperatura controlada assume um maior nível de exigência de acordo com as novas tendências de consumo que procuram uma maior segurança. Por isso, as empresas deste setor lutam por aumentar a transparência na sua logística, melhorando a sua visibilidade e o sistema de rastreabilidade, e tornando-a mais rápida e eficaz. Na procura pela eficiência, os movimentos ajustam-se ao máximo a uma planificação sistematizada, fazendo com que a supply chain seja mais ágil e segura porque, no final, o que faz especial a cadeia de frio é a delicada conservação dos seus produtos. 

Esta segunda edição, depois de uma primeira versão online, será presencial, apresentando-se também como uma excelente ocasião para que os profissionais do setor possam voltar a reunir-se e partilhar ideias e experiências sobre uma atividade essencial para a economia e sociedade, como é a cadeia de abastecimento de alimentos a temperatura controlada.

Programa de oradores de primeira categoria

O congresso contará com a participação de oradores de empresas líderes, que partilharão os seus conhecimentos sobre os novos projetos para fazer frente a uma logística frigorífica cada vez mais completa e exigente; e que, ao mesmo tempo, se encaminha "até uma supply chain mais ágil e segura", lema sob o qual se articula o evento. 

Nas duas jornadas matinais, que se desenrolarão entre as 10h30 e as 13h30, planear-se-ão soluções através de dois conceitos diferentes, e ao mesmo tempo, complementares: tecnologias e inovação, por um lado, e novos processos e ideias no design, por outro. 

Na primeira sessão - dia 6 de outubro - relativa à digitalização e inovação, depois da abertura institucional por parte de um representante da Administração, intervirão Daniel Gamarra, diretor de Logística da Aldelís - Aves Nobles y Derivados; Miquel Llevot, diretor Geral da Argal Alimentación; Pedro Ramos, responsável da Cool Rail powered by Transfesa; e Mikel Sanz, Supply Chain Manager da Vegetales Línea Verde. Todos eles abordarão como é que se está a trabalhar na otimização e agilização da cadeia de abastecimento de perecíveis, mediante a aplicação do blockchain, a transformação digital, a planificação, a rastreabilidade inovadora, e a logística 4.0 num contexto de tensão.

Por outro lado, no dia 7 de outubro desenrolar-se-á uma agenda intensa na qual se conhecerão as propostas de melhoria de processos logísticas pela mão de Alejandro Gutiérrez, diretor de operações de Mantequerías Arias; Carmelo Asegurado, diretor de Logística da Makro; Julio Nestar, Reefer Manager de MSC España; Jorge Vello, diretor de Controlo de Gestão, Logística e Compras da Pescapuerta; e Jesús Gómez, diretor geral da Agromediterránea (Foodiverse). Entre outros temas, centrarão a jornada na logística sustentável, a omnicalidade, o ecommerce e o delivery, as novas procuras e serviços no tráfico marítimo, a renovação de procedimentos end-to-end em congelados, ou a centralização em frescos. 

Os dias 6 e 7 de outubro na IFEMA MADRID

O congresso Fresh Food Logistics The Summit, que será conduzido novamente pelo apresentador e comunicador Javier Reyero, será uma excelente oportunidade para o encontro profissional, a criação de contactos, a troca de ideias e projetos e a aproximação a propostas de colaboração. Para a organização do evento, Alimarket conta com o apoio de MSC e Transfesa Logistics, como patrocinadores. 

Para conhecer mais informações sobre o evento e efetuar as pré-inscrições, visite o site: www.alimarket.es/freshfoodlogistics