Fórum Nacional de Apicultura acontece em novembro

O maior evento do setor apícola realiza-se no Solar do Vinho do Dão, em Viseu, entre 22 a 24 de novembro. A Feira Nacional do Mel acontece em simultâneo.

Todos os anos o evento percorre o país, "reunindo apicultores e organizações portuguesas, projetando e dando visibilidade à apicultura nacional, um setor económico essencial para o desenvolvimento do país", como é possível ler-se no comunicado emitido pela organização.

O evento é promovido pela AABA (Associação dos Apicultores da Beira Alta) e a edição de 2019 será dedicada ao fator humano na apicultura. Será estudado o perfil do apicultor numa apicultura que se pretende sustentável económica e ambientalmente, bem como a responsabilidade do sucesso económico da exploração. Será discutido ainda se a formação e os apoios existentes são os suficientes e quais os desafios e perspetivas que se colocam ao setor.

A Federação Nacional dos Apicultores de Portugal (FNAP), a Associação dos Apicultores da Beira Alta (AABA), a Câmara Municipal de Viseu e o Instituto Politécnico de Viseu – Escola Superior Agrária, enquanto parceiros na organização do XX Fórum Nacional de Apicultura e XVIII Feira Nacional do Mel.

O programa e as inscrições serão disponibilizados brevemente.