FacebookRSS feed

Agrotec

Forças russas roubam equipamento agrícola ucraniano, mas descobrem que foi desativado à distância

O Exército russo, na cidade ocupada de Melitopol, roubou material de uma concessionária de equipamentos agrícolas, que terá sido enviado para a Chechénia, de acordo com o relato de um empresário da região. Após a viagem, as forças russas tiveram uma desagradável surpresa ao descobrir que estavam impossibilitadas de usar o equipamento, que tinha sido desativado remotamente.

A notícia é avançada esta segunda-feira pela CNN, que acrescenta que, ao longo das últimas semanas, se verificaram vários relatos de roubos de máquinas agrícolas, grão e materiais de construção em várias regiões da Ucrânia.

O material agrícola foi levado da concessionária Agrotek, em Melitopol, que está ocupada pelas forças russas desde o início de março. Entre o equipamento roubado, avaliado em cerca de 5 milhões de euros, incluem-se duas máquinas de ceifar, um trator e uma semeadora. Parte foi levado para uma vila próxima, mas o restante seguiu para a Chechénia.

Mas o material não pode ser usado pelos russos, uma vez que está equipado com GPS, o que permitiu rastrear o seu percurso até à vila de Zakhan Yurt, na república russa.

Em entrevista à CNN, uma fonte da região, cujo nome não foi revelado por motivos de segurança, disse que os russos não conseguiram sequer ligar o equipamento.

“Quando os invasores levaram as máquinas de colheita para a Chechénia perceberam que não podiam nem sequer ligá-las, porque foram bloqueadas à distância”, referiu.

Segundo a mesma fonte, um dos camiões de plataforma usados para o roubo tinha um “Z” branco pintado, letra que se transformou num símbolo de apoio à invasão da Ucrânia pela Rússia.

O mesmo habitante dessa zona explica ainda que os russos devem ter contactado consultores que estarão a tentar contornar a proteção das máquinas, mas, mesmo que não tenham sucesso, podem vender partes para ganhar algum dinheiro.

O material agrícola não é o único alvo do Exército russo. Este sábado, o governo ucraniano acusou a Rússia de estar a roubar centenas de milhares de toneladas de cereais nos territórios ocupados por forças de Moscovo no leste e no sul do país.

O vice-ministro ucraniano da Política Agrária, Taras Vysotsky, disse que as tropas russas confiscaram “várias centenas de milhares de toneladas”, receando que roubem também o restante, disse em declarações à agência ucraniana de notícias, RBC, citado pela Euronews.

Já na semana passada, o portal de informação LB avisava que na região de Kherson, também sob controlo russo, as forças de Moscovo só permitiam aos agricultores trabalhar caso dessem 70% da produção da sua futura colheita.

Fonte: Observador