FacebookRSS feed

Agrotec

Food4Sustainability CoLAB e BGI organizam EIT Food Grow Workshops

O laboratório colaborativo de Idanha-a-Nova - Food4Sustainability CoLAB -, a Building Global Innovators (BGI), a Lunds University e o Austrian Institute of Technology (AIT) aliaram-se à principal iniciativa europeia de inovação alimentar, EIT Food, para organizarem as Food Grow Workshops em Portugal.

Estas iniciativas intituladas de “Repensar a agricultura: solo, ideias e ações - casos práticos do território português” são sessões educativas de debate sobre as tendências e as tecnologias emergentes na área da sustentabilidade no sector agrícola. Estas sessões de dois módulos visam repensar as práticas e as técnicas utilizadas atualmente nos campos, explorar o papel do solo e novos modelos de negócio baseados nas novas potencialidades e tecnologias. Ainda, permitem estabelecer uma rede de contactos dentro do ecossistema da sustentabilidade europeia.

Podem inscrever-se todos os agricultores, produtores e Pequenas e Médias Empresas (PMEs) do sector primário da produção alimentar que tenham interesse em explorar o papel dos solos e da Food Web, novos modelos de negócio, práticas de agricultura regenerativa e o papel da bio economia na agricultura. Serão ainda apresentados casos práticos para discussão. De acordo com os parceiros do programa, estas sessões procuram colmatar os efeitos de práticas agrícolas pouco sustentáveis utilizadas no passado e responder aos desafios ainda por superar nesta área.

O clima está a mudar e a agricultura deve acompanhar esta mudança. Face aos eventos climáticos extremos que testemunhamos, a produção de alimentos ameaça ser a maior vítima. Porém, a Agenda para 2030 da FAO, afirma que a agricultura sustentável tem capacidade de responder a esses eventos, através de adaptação e mitigação. Nesse sentido, as Grow Workshops propõem-se a contribuir para uma “segunda revolução verde”, para que os agricultores portugueses e europeus continuem a fornecer alimentos abundantes e saudáveis, ao mesmo tempo que preservam a qualidade do solo, os recursos naturais e a biodiversidade.

Portugal não será o único anfitrião europeu deste programa. As Grow Workshops serão também organizadas em França, com a colaboração do parceiro Vitagora, um cluster de inovação agroalimentar francês que liga um conjunto de empresas associadas a parceiros de inovação. Os interessados podem consultar mais informações e inscrever-se nas sessões, através do website da iniciativa, até ao dia 31 de outubro. As Workshops são gratuitas e têm início no dia 6 de novembro (agricultura sustentável – o papel do solo), e no dia 27 de novembro (novos modelos de negócio no sector agroalimentar). As sessões terão formato híbrido e a apresentação do tema terá lugar na Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova, com transmissão para diversos pontos do território. Cada território trará o seu estudo de caso, dando aos participantes a oportunidade de escolherem o caso que mais se adequa às suas realidades.

Quem são as instituições por trás das Food Grow Workshops?

EIT Food

O EIT Food é um órgão do European Institute of Innovation & Technology (EIT) e tem como objetivo a construção de uma comunidade inclusiva e inovadora de diversos parceiros do sector alimentar de modo a potenciar a inovação e o empreendedorismo neste sector em toda a Europa.

Food4Sustainability (F4S)CoLAB

O Food4Sustainability (F4S) CoLAB é um laboratório colaborativo localizado em Portugal que tem como propósito resolver problemas de larga escala em sistemas alimentares biológicos (por exemplo, alimentação, peixe, algas, vegetais), para a resiliência climática. O F4S CoLAB está na vanguarda da mudança dos processos lineares de produção agroalimentar para processos circulares. O objetivo do F4S CoLAB é testar e implementar novas abordagens nos sistemas de produção alimentar que impactem, de forma positiva: a mitigação do CO2, a não utilização de químicos, a intensificação sustentável (maximização do uso dos solos), a preservação dos corpos de água e o impacto ambiental, e o aumento da eficiência na cadeia de valor do setor alimentar.

BGI - Building Global Innovators

A Building Global Innovators (BGI) é uma aceleradora internacional de startups de deep-tech - spin-off do MIT Portugal - que nos últimos 11 anos tem vindo a capacitar e conectar startups de base tecnológica com investidores, mentores e clientes em todo o mundo.

Lunds University

A Lunds University foi fundada em 1666 e tem sido repetidamente considerada uma das 100 melhores universidades do mundo. A universidade tem cerca de 44 mil estudantes e mais de 8 mil colaboradores, distribuídos por Lund, Helsingborg e Malmö. A Lunds University envia esforços para entender, explicar e melhorar o mundo e a condição humana.

Austrian Institute of Technology (AIT)

O AIT - Austrian Institute of Technology é a maior RTO (Research and Technology Organization) da Áustria, e é também um elemento-chave no panorama internacional, em várias das respetivas áreas de pesquisa. Desta forma, a AIT é um parceiro de desenvolvimento líder para o setor e um empregador de topo entre a comunidade científica internacional.

Vitagora

A Vitagora é um cluster de inovação agroalimentar francês que liga um conjunto de empresas associadas a parceiros de inovação e permite o acesso a um extenso networking internacional na área. Ao providenciar ferramentas e apoio para construir ecossistemas, inteligência estratégica, suporte prático à inovação e partilha de conhecimento, Vitagora leva os seus associados ao coração do potencial da inovação alimentar na Europa.