FNAP organiza I Encontro Apícola Transfronteiriço

A FNAP, em parceria com a Associação de Apicultores do Parque Natural de Montesinho, organiza a 16 de junho, o I Encontro Apícola Transfronteiriço.

mel

Com este evento a FNAP pretende juntar os apicultores de Portugal e Espanha, e tem como principal tema de discussão e debate a “Complexidade do Mercado de Mel: fraude a adulteração. Estado atual e novas técnicas analíticas de deteção”.

Do programa destacam-se as duas conferências de grande interesse para os profissionais do setor apícola de Portugal e Espanha, uma vez que abordam problemáticas comuns a ambos os países: a sanidade apícola com a presença de Sância Pires do Instituto Politécnico de Bragança, e a complexidade do mercado do mel e os desafios no combate à fraude no mel que circula no mercado europeu e ibérico, da responsabilidade de Jorge Cáceres da Universidade Complutense de Madrid e Santiago Escribano da Universidade Politécnica de Madrid.

O programa inclui um passeio botânico orientado para a descoberta das espécies botânicas de interesse apícola, orientado e comentado por Roman Cid da Asociación Gallega Abellas Nais.

Irá ainda decorrer um almoço convívio entre todos os participantes na histórica aldeia de Rio de Onor, inserida no Parque Natural de Montesinho e recentemente eleita na categoria de “aldeia em paisagem protegida” com o galardão «7 Maravilhas».