FacebookRSS feed

Agrotec

Firestorm estuda previsão e alerta de incêndios

Projeto instalou na Serra da Lousã duas estações meteorológicas para analisar a influência das montanhas na propagação dos incêndios.

Produtores florestais

O projeto FIRESTORM – A Meteorologia e o Comportamento de Tempestades de Fogo instalou na Serra da Lousã, no lugar do Candal e em Trevim, duas estações meteorológicas portáteis para a recolha de informação que permita melhorar a compreensão das alterações no perfil vertical da temperatura, humidade e vento nas zonas montanhosas, o que consideram significativamente importante na propagação de incêndios. Estes dois equipamentos juntam-se a outros dois, instalados também este ano em Seia.

Criado em 2019, na sequência dos incêndios de 2017, o projeto pretende analisar dados históricos, mas também recolher informação no campo para identificar as condições que antecedem a ocorrência de Eventos Extremos de Fogo (EEF) e definir métodos de previsão que permitam lançar alertas antecipados para as autoridades e para a população. 

Com esse objetivo, e o de disseminar o conhecimento, juntaram-se em consórcio várias entidades, sob a coordenação da ADAI – Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial: o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o Departamento de Ambiente e Ordenamento e o Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) da Universidade de Aveiro, e o Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC) do Instituto Superior Técnico de Lisboa.

FONTE: Produtores Florestais