FENAREG assume presidência de organismo europeu de Gestão de Água

A FENAREG – Federação Nacional de Regantes de Portugal assumiu a presidência da EUWMA 2015/2016. A cerimónia decorreu em Lisboa durante a reunião anual da EUWMA - European Union of Water Management Associations, que teve lugar, este ano, em Portugal, nos dias 7 e 8 de setembro.

A EUWMA é uma organização de topo, ao nível da União Europeia, que representa organizações gestoras de água de nove países membros: Bélgica, Itália, Hungria, Alemanha, França, Espanha, Portugal, Reino Unido e Holanda.
A EUWMA foi criada em 1996 com o objetivo de aumentar a cooperação entre as Associações Europeias de Gestão da Água, de modo a fornecer informações relevantes, documentos de posição e documentos de política para os governos nacionais, a Comissão Europeia, o Parlamento Europeu e outras instituições relevantes. Além disso, a EUWMA promove o intercâmbio de conhecimentos e melhores práticas entre os membros.

O tema principal da reunião deste ano foi o Uso Eficiente da Água em Regadio, com workshop que teve como oradores o Professor Francisco Gomes da Silva, do ISA e ex-Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e Florestas, a Professora Teresa Ferreira, do ISA e Juan Valero de Palma, da Federação Espanhola de Comunidades de Regantes.

Evidenciando a importância do regadio para a competitividade da agricultura portuguesa, o grupo visitou o Aproveitamento Hidroagrícola da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira, onde se desenvolvem mais de 10.000 hectares regados, em terrenos altamente produtivos, usando a mais avançada tecnologia de rega aliada a meios técnicos e humanos necessários a uma agricultura sustentável. A visita foi completada com o Espaço EVOA, integrado na Companhia das Lezírias, Espaço de Visitação e Observação de Aves que demonstra a estreita ligação entre a biodiversidade e as áreas regadas. O programa contou ainda com a EIC – Euro-Mediterranean Irrigators Community, organização internacional que a FENAREG também integra.