FacebookRSS feed

Agrotec

FENAREG alerta para os baixos níveis das barragens

Pelo terceiro ano consecutivo a precipitação foi inferior ao normal. No Alentejo, o valor médio acumulado, neste ano hidrológico, não ultrapassou 400mm.

A bacia hidrográfica do Sado apresenta registos críticos de volumes armazenados úteis nas albufeiras: 6% em Odivelas e 10% no Roxo, indica a FENAREG - Federação Nacional de Regantes, em comunicado.

«Os Perímetros de Rega do Vale do Sado, Campilhas e Vigia também apresentam limitação hídrica para a campanha de rega deste ano, onde os armazenamentos se situam entre 40 e 50%. O armazenamento de água atual não poderá dar resposta às necessidades, o que significa que poderão existir medidas de rateio nesta campanha de rega, como já foi anunciado para o Aproveitamento Hidroagrícola de Odivelas», alerta a Federação.

«Apuramos 30.000 ha de cultura em risco, para além de questões ambientais e de qualidade da água.O inÍcio da rega está a escassos dias e perante a atual situação de seca, a FENAREG questionou a Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. - APA, sobre a ativação da Comissão de Gestão de Albufeiras e da Comissão de Acompanhamento da Seca», realça.