FacebookRSS feed

Agrotec

FENAREG alerta para falta de água em 2016

Pelo segundo ano consecutivo a precipitação foi inferior ao normal e 7 bacias hidrográficas registam volumes armazenados inferiores à média dos últimos 25 anos, adianta a FENAREG em comunicado. Os casos mais "dramáticos ocorrem no Alentejo, na bacia do Sado, onde o armazenamento não ultrapassa os 30%. Nas albufeiras de Odivelas e do Roxo a situação é particularmente grave, registando-se um volume útil de apenas 8 e 23%, respetivamente", afirma a Federação Nacional de Regantes.

Ainda no mesmo comunicado, pode ler-se que "mais de 40.000 hectares de culturas regadas poderão não ter água para esta campanha de rega de 2016. Mais de 1/3 das culturas são permanentes. As áreas de produção de arroz de Alcácer do Sal estão também em causa e cuja redução significa consequências drásticas a nível nacional".

A FENAREG aponta a "ligação ao sistema de Alqueva, onde existe disponibilidade", como "a solução para garantir água para esta campanha de rega, mas será necessário encontrar um ponto de equilíbrio que viabilize este recurso".

O inicio da rega está a escassos dias e a FENAREG já solicitou audiência urgente ao Senhor Ministro da Agricultura para se encontrarem medidas excecionais que ultrapassem esta situação.