FacebookRSS feed

Agrotec

FENALAC apresenta estudo sobre impacto da reforma da PAC no setor leiteiro nacional

O processo de definição da Reforma da Politica Agrícola Comum (PAC) encontra-se em avançado estado de discussão a nível europeu. Sendo certo que podem ser estabelecidas regras com um forte impacto ao nível do rendimento dos Produtores de Leite nacionais, a FENALAC promoveu a realização de um estudo visando evidenciar essas consequências, de acordo com vários cenários possíveis que se perspetivam para a PAC nos próximos anos.

Leite

Da autoria da Católica Porto Business School, o estudo apresenta propostas visando a remediação das perdas de rendimento dos produtores de leite, através da utilização de novos instrumentos da PAC.

O professor Miguel Sottomayor, Coordenador do estudo, refere que, «com a futura PAC, no período 2023-2027, tendo por base o que já é definitivo e o que ainda é incerto, considerando os cenários menos e mais desfavorável, prevê-se que as explorações de leite especializadas do Continente sejam penalizadas com uma quebra dos pagamentos totais da PAC de que atualmente beneficiam que oscila entre os -12% e os -69%».

Esta quebra poderá levar a uma degradação da sua Margem Bruta com Pagamentos Ligados por tonelada de leite entre os 0% e os -14% e a uma redução do seu Rendimento Líquido de Exploração por Unidade de Trabalho Anual entre os -4% e os -21%. 

O comendador Manuel dos Santos Gomes, Presidente da FENALAC, afirma que «os resultados do Estudo são inequívocos quanto aos riscos de insustentabilidade económica da produção de leite em Portugal, caso não sejam ativados um conjunto de instrumentos da próxima reforma da PAC, como sejam a limitação da convergência do pagamento base, a aplicação de pagamentos ligados e dos denominados eco-regimes».

No que respeita à figura dos eco-regimes, o professor Henrique Trindade defende que «representam uma oportunidade e um estímulo ao desenvolvimento de um setor leiteiro mais sustentável, mais eficiente, que contribua de forma proactiva para a emergência climática e para a neutralidade carbônica da agricultura através da redução das emissões de gases com efeito de estufa e que responda aos desafios da agricultura circular».

Pode rever o evento no vídeo abaixo.

Sobre a FENALAC

A FENALAC é a entidade que representa o sector lácteo cooperativo nacional, assumindo-se como um parceiro institucional e uma presença interventiva na sociedade, empenhada no desenvolvimento de projetos de responsabilidade social.

A Federação é formada por quatro grandes organizações cooperativas – Agros, Proleite, Lacticoop e Serraleite, que juntas abarcam entre si mais outras 70 cooperativas de base, representando 70% do sector lácteo do território continental, o equivalente a cerca de 2 000 produtores de leite.

As federadas da FENALAC tem uma função importante na dinamização de zonas rurais no território nacional e na promoção do emprego, com presença relevante no mercado lácteo, pois agrega marcas reconhecidas do sector cooperativo e visa a melhoria dos índices de bem-estar e saúde, promovendo a informação dos consumidores.

Os seus objetivos passam por representar nacional e internacionalmente o sector, defender os seus direitos e interesses, promover a informação, a assistência e o estudo sobre o leite e participar ativamente na formulação e aplicação da legislação setorial.

Sobre o setor do leite

A produção de leite em Portugal representava 708 milhões de euros em 2015, o equivalente a 25% da produção animal e a 10% da produção agrícola. A indústria do leite e lacticínios apresenta um volume de vendas de 1,3 mil milhões de euros, sendo o segmento mais importante (15%) da Indústria Alimentar.

A criação de emprego direto e indireto do sector lácteo deverá atingir os 50 mil postos, sendo de destacar que a maior parte dos quais estão em zonas rurais altamente carenciadas do ponto de vista económico e social, reforçando assim a importância dos mesmos na fixação das populações.