FacebookRSS feed

Agrotec

Fenadegas reclama redução da tributação dos subsídios ao investimento na agricultura

A Federação Nacional das Adegas e Cooperativas de Portugal (Fenadegas) reclama a redução da tributação dos subsídios ao investimento na agricultura de 75% para 20%, considerando a actual taxa “lesiva do interesse dos viticultores e investidores”.

“Tendo em conta a actual situação económica e financeira vivida em Portugal, os subsídios ao investimento na agricultura são um forte incentivo à produtividade, tendo como objectivo principal a reestruturação do tecido empresarial e a manutenção das boas condições agrícolas e ambientais”, sustenta a Fenadegas.

Neste contexto, a federação “exige a revisão da tributação deste apoio aos produtores que se insiram no regime simplificado, ou seja, aos empresários cujo montante anual ilíquido de rendimentos seja inferior a 150.000 euros”.

Com este objectivo, a Fenadegas diz ter enviado um “pedido de esclarecimento” ao Ministério da Agricultura em que “exigiu à tutela esclarecimentos mais profundos”, mas relativamente ao qual não obteve ainda resposta.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Fenadegas defendeu a aplicação aos subsídios para investimento do mesmo coeficiente, de 20%, usado nos subsídios à exploração.

Para ler aqui.