FacebookRSS feed

Agrotec

Feira Nacional do Mirtilo 2015 reforça aposta na área técnica

A organização da Feira Nacional do Mirtilo, que decorre em Sever do Vouga entre 25 e 28 de junho no Parque Urbano da Vila, aposta neste edição de 2015 numa maior componente técnica e profissional.

Este ano, a área técnica vai contar com a presença de quase duas dezenas de expositores. A organização pretende que a área técnica da Feira seja um espaço dedicado aos agentes que operam na área dos pequenos frutos, com particular incidência no mirtilo, onde possam trocar ideias e experiências e ficar a par das mais recentes inovações.
Junto da área técnica encontram-se os comercializadores de fruto e viveiristas, sem dúvida uma das atrações dos muitos milhares de visitantes.

Também o programa das palestras técnicas foi substancialmente reforçado este ano, podendo os interessados assistir gratuitamente às intervenções de carácter técnico que diariamente irão acontecer no auditório da Biblioteca Municipal, em pleno recinto da Feira Nacional do Mirtilo. Do conjunto das palestras, destaque para a presença de uma delegação de técnicos brasileiros que irá falar sobre o modo de produção do mirtilo no Brasil e para a apresentação da Bolsa de Terras Nacional, que contará com a presença de Assunção Cristas, Ministra da Agricultura e do Mar.
Ainda destinado ao visitante profissional, a organização continua a promover a “Rota do Mirtilo”, onde os interessados visitam pomares de mirtilos na companhia de técnicos da Agim que esclarecem todas as dúvidas que possam surgir.

Por fim, o Campo Experimental de Pequenos Frutos, situado ao lado do recinto da Feira Nacional do Mirtilo, está aberto ao público durante os dias do certame podendo ser visitado gratuitamente e contar com as explicações de um técnico da Agim.
A Feira Nacional do Mirtilo conta com cerca de uma centena de expositores e espera atrair largas dezenas de milhares de visitantes durante os quatro dias.“Será a maior de sempre em área de expositores e esperamos também bater o recorde de visitantes”, frisou António Coutinho, presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, na apresentação do evento. Além de ser uma referência nacional na fileira do mirtilo, o autarca sublinha a importância da Feira Nacional do Mirtilo como cartaz turístico do concelho, para a economia severense e para a afirmação da marca “Sever do Vouga Capital do Mirtilo”.
Apanha do mirtilo, passeios em comboio turístico, animação musical, animação infantil, workshops de culinária e a transmissão em direto do programa da SIC “Portugal em Festa” são outras atividades que integram o cartaz da Feira Nacional do Mirtilo.

PALESTRAS TÉCNICAS – PROGRAMA
 
Quinta-feira, dia 25
 
18.30h – A fertilização nos pequenos frutos
            - As vantagens da fertirrega, Pedro Brás (NBS Group)
            - Boas práticas de fertilização, Carvalho da Silva (Cadubal)
            - A luta biológica nos pequenos frutos, Gonçalo Duarte (Koppert)
 
 
Sexta-feira, dia 26
 
10.20h – Apresentação da Bolsa de Terras Nacional e parceria com o Município de Sever do Vouga
- Apresentação da Bolsa de Terras Nacional, Nuno Russo (coordenador da Bolsa de Terras Nacional)
            - A Bolsa de Terras de Sever do Vouga, Sílvia Lemos (Agim)
            - Apresentação da parceria entre a Bolsa de Terras Nacional e o Município de Sever do Vouga, António Coutinho (Presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga)
            - Sessão de Encerramento, Assunção Cristas (Ministra da Agricultura e do Mar)
 
 
 
18.30h – A cultura do mirtilo no Brasil vs cultura do mirtilo em Portugal
            - Fundamentos para a cultura do mirtilo em Portugal, Sílvia Lemos e Gonçalo Bernardo (Agim)
            - O modo de produção do mirtilo no Brasil, Eduardo Pagot, Secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Vacaria (Rio Grande do Sul – Brasil)
 
 
Sábado, dia 27
 
11h – Observatório de preços e mercados: um instrumento útil para a fileira
            - Apresentação do Observatório de Preços e Mercados de Pequenos Frutos, Cristina Mota e José Manuel Silva (Agim)
 
 
14.30h – A eficiência energética nos pequenos frutos
            - A energia fotovoltaica, Miguel Machado (Fonte Solar)
 
 
Domingo, dia 28
 
11h – Boas práticas para a colheita do mirtilo
            - O Modelo Técnico para a colheita do mirtilo, Sílvia Lemos (Agim)
            - Soluções para a colheita de pequenos frutos, Luís Ferrão (SucessWork) e Rute Silva (Índico)