FacebookRSS feed

Agrotec

Feira do Queijo Serra da Estrela acontece em fevereiro

De 22 a 25 de fevereiro, em Seia, na serra da Estrela, realiza-se a feira do Queijo Serra da Estrela. O evento serve como plataforma para para degustar o afamado queijo da serra e os produtos locais, conhecer as tradições genuínas e viver o ambiente festivo proporcionado pelo folclore e música tradicional.

O certame, um dos mais antigos da região, conta com a sua 43ª edição e aposta na valorização dos produtos regionais, onde o Queijo Serra da Estrela assume maior protagonismo, mas de que são indissociáveis produtos como o pão, o vinho do Dão sub-região Serra da Estrela, os enchidos, o mel e o azeite.

Aos sabores de montanha, associam-se os valores tradicionais da pastorícia, uma vez mais representados na Quinta do Pastor, mas também na mostra do Cão Serra da Estrela, assegurada pela LICRASE. Na quinta, além da mostra de ovinos, de animais da quinta e da horta com culturas hortícolas e aromáticas, será possível assistir à ordenha da ovelha e realizar-se-á, pela primeira vez, um concurso de ovinos Serra da Estrela do concelho de Seia, promovido em parceria Ancose (Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela).

A Feira do Queijo contempla ainda duas masterclass de queijo da serra com vinho, no dia 22 de fevereiro entre as 15h e às 17h, com Cláudio Martins e Tiago Macena, e uma prova de azeite comentada pelo azeitólogo Francisco Ataíde Pavão, no dia 23 de fevereiro, pelas 16h. A masterclass e a prova de azeite decorrem no Mercado Municipal, são de participação gratuita e carecem de prévia inscrição, encontrando-se limitadas a 20 participantes por sessão.

Paralelamente, num impulso que se pretende incutir na afirmação do setor do Queijo Serra da Estrela, a INOVCLUSTER procederá no decorrer da feira à apresentação do Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro. O projeto “Programa de valorização da fileira do queijo DOP na Região Centro” tem por objetivo apoiar os agentes da fileira na resolução dos principais estrangulamentos da cadeia de valor dos Queijos tradicionais da região desde o produtor de leite até ao consumidor de modo a fortalecer e valorizar a fileira.

O certame abre todos os dias às 10h e termina às 20h, à exceção da 3ª-feira de Carnaval, cujo encerramento será antecipado para as 16h.