FacebookRSS feed

Agrotec

37ª Feira da Castanha regressa a Marvão nos dias 13 e 14 de novembro

A 37.ª edição da Festa do Castanheiro - Feira da Castanha de Marvão realiza-se nos dias 13 e 14 de novembro. O evento, promovido pelo Município, recebe, habitualmente, milhares de visitantes, oriundos das mais diversas partes do Mundo.

Este ano, o certame volta a realizar-se nos moldes tradicionais, após um interregno em 2020, provocado pela pandemia de Covid-19, no segundo fim de semana de novembro, com o objetivo de celebrar e elevar a produção local de castanha, um dos produtos endógenos do território.

Esta feira conta com uma programação diversificada e que inclui várias atividades, tais como, magustos, provas de vinho, showcookings, uma conferência, mercado de produtos locais, exposições de artesanato e animação rua.

Um produto DOP

A Castanha de Marvão, considerada pelas entidades que tutelam o setor como um produto de origem protegida (DOP), é um fruto circunscrito à área geográfica de Marvão, Castelo de Vide e Portalegre. Obtém-se a partir de castanheiros que, dada a sua localização, dão frutos de características e sabores únicos.

“A Feira da Castanha está de volta a Marvão, mesmo com algumas limitações. Ainda assim, estamos orgulhosos e felizes de poder voltar a cumprir esta tradição tão única e tão característica do nosso concelho, e que contribui imenso para o desenvolvimento da nossa economia local”, explica Luís Vitorino, presidente da Câmara Municipal de Marvão. 

A entrada no certame tem o custo de um euro, valor que irá reverter, na totalidade, para os Bombeiros Voluntários de Marvão.