FacebookRSS feed

Agrotec

Fazer aprender em produção agropecuária

Num setor maioritariamente prático, fazer aprender no Curso Técnico de Produção Agropecuária, implica uma carga horária técnica significativa e uma série de recursos que permitem aos jovens a aplicação e desenvolvimento das suas competências. Na Escola Técnica Profissional da Moita, não existe outra forma de fazer aprender que não esta.

Escola Técnica Profissional da Moita Quinta Pedagógica do Castanheiro

O aluno aplica as técnicas na Quinta Pedagógica do Castanheiro que se situa no campus da escola e onde os jovens são orientados nas atividades desenvolvidas na exploração agrícola, responsabilizando-os pela monitorização da preparação do solo, da plantação dos produtos, da colheita e, inclusivamente, da sua comercialização. O desenvolvimento da autonomia, destacado no processo de ensino aprendizagem como uma das competências transversais, traduz-se também no cuidado a ter com os animais e com a sua alimentação.

A sustentabilidade torna-se cada vez mais importante, num contexto em que os recursos naturais fraquejam, em termos globais. Mostrar ao aluno que é possível utilizar técnicas sustentáveis para, assim, melhorar a utilização dos produtos e o funcionamento da exploração, por vezes nem se torna prioritário, uma vez que o jovem acaba por perceber isso quando dá início aos trabalhos. 

Ainda no âmbito da sustentabilidade, é promovida, na ETPM, uma articulação entre os vários cursos profissionais, formando um ciclo de funcionamento colaborativo entre equipas. Além do projeto Mercadinho da Quinta, desenvolvido pelos alunos do curso Técnico de Produção Agropecuária, que permite a comercialização dos produtos colhidos na Quinta, grande parte segue para a Cozinha Experimental, onde o curso Técnico de Cozinha-Pastelaria confeciona os legumes, complementando as suas iguarias.

Outro exemplo de articulação que faz “movimentar” as várias áreas de formação na ETPM, foi a construção da estufa cuja estrutura foi erguida pelo curso Técnico de Soldadura , bem como a construção de um portão de segurança reforçado e de novos abrigos dos animais de médio porte.

Os jovens estão a apostar cada vez mais na agricultura, criando os seus próprios projetos ou melhorando projetos já existentes. A valorização da terra enquanto recurso é um dos pilares da área e, por outro lado, a utilização de outras especificidades leva-nos a um reconhecimento geral que nos ajuda a perceber a importância da globalização.

O Curso Técnico de Produção Agropecuária é uma das ofertas formativas que a Escola Técnica Profissional da Moita disponibiliza para o próximo ano letivo. Para efetuar a pré inscrição, basta aceder ao site.