FacebookRSS feed

Agrotec

“Fast Clone ID”: identificação de clones de plantas em segundos

Tecnovino-Fast-Clone-ID-variedades-y-clones-de-vid-hojas-uvaAs universidades de Vila Real e de La Rioja, em Espanha, inventaram o “Fast Clone ID”, um método que permite identificar em «poucos segundos» o clone de uma planta, anunciou a academia transmontana.

A patente deste novo sistema é detida em conjunto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a Universidade de La Rioja. «O Fast Clone ID identifica em poucos segundos o clone de uma planta através de métodos espetroscópicos baseados em imagem», afirmou, em comunicado, Pedro Melo Pinto, investigador do Centro de Investigação e Tecnologias Agro-ambientais e Biológicas (CITAB), da UTAD.

O coordenador do projecto acrescentou que esta metodologia permite, «a partir da simples captação de imagens, a identificação de uma variedade ou do clone de determinada planta».

«Cada variedade de planta pode possuir diferentes clones, o que torna a sua identificação mais difícil. Este novo sistema ao unir o uso de redes neuronais e de classificadores baseados em análise multivariada, permite, a partir do processamento das imagens, a análise dos espetros recolhidos e a sua identificação», referiu.

Pedro Melo Pinto salientou ainda que este é um sistema com vantagens em relação a métodos já existentes, como a ampelografia, ou seja, identificação visual, e análise de ADN, já que, pela sua «simplicidade, poderá ser utilizado por qualquer pessoa, após um treino mínimo, facilitando assim a sua utilização».

Segundo o investigador, a técnica genética anterior, devido ao seu custo e complexidade, inviabilizava um uso mais alargado. «O Fast Clone ID ao permitir, de forma simples, rápida e confiável, a identificação de variedades e/ou clones de plantas, poderá substituir o método de base genética existente, assim como o de identificação visual, apenas utilizado na identificação de variedades, não de clones», referiu.

O desenvolvimento deste sistema foi realizado tendo por base a análise de algumas variedades de videira, sendo agora necessário, de acordo com o coordenador, «expandir esta base de dados de variedades e clones de plantas, de forma a permitir a sua utilização alargada».

Este sistema permite também efectuar a análise, de forma «não destrutiva, no local, e sem os inconvenientes de recurso a meios laboratoriais».

Segundo Pedro Melo Pinto, “o Fast Clone ID” pode ainda ser «adaptado a sistemas móveis de imagem, permitindo a portabilidade do sistema e, desse modo, o uso eficaz em áreas de maior dimensão». Melo Pinto é dos cinco investigadores portugueses e espanhóis que estão envolvidos no desenvolvimento e patenteamento desta aplicação.

No projecto trabalharam ainda Armando Fernandes, ex-investigador da UTAD, e os investigadores espanhóis Javier Tardáguila, María Paz Diago e Borja Millán.

Saber mais:

http://www.confagri.pt/Noticias/Pages/noticia50343.aspx

http://www.europapress.es/ciencia/noticia-investigadores-ur-utad-patentan-primer-sistema-permite-identificar-variedades-clones-vid-20141118143659.html