FacebookRSS feed

Agrotec

FAO quer sector privado cabo-verdiano a investir na agricultura

A nova directora-geral adjunta da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) instou o sector privado cabo-verdiano a investir na agricultura.

A cabo-verdiana Helena Semedo, que se encontra de visita a Cabo Verde pela primeira vez desde que foi nomeada para o cargo, encontrou-se com o primeiro-ministro e no final do encontro elogiou o cominho seguido pelo Governo no domínio da agricultura, mas considera que “o Estado não poderá assumir tudo”.

O estabelecimento de parcerias público-privadas para a gestão e valorização das novas infraestruturas foi, de acordo com a directora-geral adjunta da FAO, um dos pontos analisados no encontro.

“Há investimentos feitos, mas cabe trazer o sector privado aos sectores agrícolas para que possamos trabalhar de mãos dadas com o governo na valorização dessas e outras infraestruturas, no domínio sul/sul e nas novas áreas que estarão ao meu cargo, nas minhas novas funções”, garantiu.

As novas áreas, sublinhou, estão ligadas à gestão de recursos naturais, mudanças climáticas e ao conhecimento e assistência técnica que a FAO poderá trazer ao país.

“Digamos que às vezes não são os recursos financeiros os mais importantes, mas são áreas estruturantes para o país que vão ajudar a redinamizar o sector agrícola que cada vez se mostra importante com uma nova a dinâmica para Cabo verde”, destacou.

No domínio da agricultura e da mobilização dos recursos hídricos, Helena Semedo, considerou que o país fez progressos consideráveis, mas é de opinião que o arquipélago não pode dar ao luxo de produzir para perder o que produziu.

Fonte:  Lusa (via Agroportal)