FacebookRSS feed

Agrotec

FAO: Preços dos alimentos em 2013 permanecem altos e estabilizados

FAO-emblem_enO índice de preços dos alimentos da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) teve uma média de 206,7 pontos em Dezembro, quase sem alterações em relação ao mês anterior, com um forte aumento dos lacticínios e valores elevados para a carne, que repararam os prejuízos na queda significativa das cotações do açúcar e os preços mais baixos de cereais e óleos.

Para 2013, o índice teve uma média de 209,9 pontos, cerca de menos 1,6% face a 2012 e muito abaixo do pico de 230,1 pontos registados em 2011, mas continuando mesmo assim a ser o terceiro valor anual mais alto registado.

A abundância de matérias-primas levou a uma diminuição dos preços internacionais dos cereais (com excepção do arroz), óleos e açúcar. Contudo, os lacticínios alcançaram o seu valor mais alto em 2013 e a carne também bateu um recorde.

O índice de preços dos alimentos da FAO é um índice ponderado tendo como base intercâmbios comerciais, que mede os preços dos cinco principais grupos de alimentos nos mercados internacionais. Cereais, produtos lácteos, carne, açúcar e óleos vegetais.

Pode ler o artigo aqui.