FAO aumenta previsão de colheita de cereais

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) aumentou significativamente a sua previsão para a produção mundial de cereais, até 2.627 milhões de toneladas, cerca de mais 13,4 milhões de toneladas em relação às projeções de outubro, com a maior parte do crescimento derivado de estimativas mais altas sobre os rendimentos do milho nos EUA e um aumento das culturas de milho na Indonésia.

cereais

A produção mundial de trigo está agora prevista em 754,8 milhões de toneladas, enquanto do arroz estima-se em 500,8 milhões, ambas apenas abaixo dos seus níveis recorde de 2016.

Em paralelo, espera-se que a utilização total mundial de cereais aumente em 1,2 por cento no período de 2017/2018, até um total de 2.599 milhões de toneladas, com mais arroz e trigo destinados ao consumo humano direto e mais cereais secundários para alimentação de animais.

Os inventários mundiais de cereais subiram até um nível recorde de 726 milhões de toneladas, segundo a última projeção da FAO, prevendo-se que as existências de trigo e milho alcancem também níveis recorde.

Calcula-se que as elevadas existências aumentam o coeficiente entre existências mundiais de cereais e utilização em 27,3 por cento no final da campana de 2017/2018, o seu nível mais alto nos últimos 16 anos.

Fonte: Agrodigital (via Confagri)