FacebookRSS feed

Agrotec

Faleceu Pedro Aguiar Pinto

Faleceu o  Professor Doutor Pedro Aguiar Pinto, Professor Catedrático do Instituto Superior de Agronomia (ISA) e membro do Conselho Editorial da AGROTEC. A redacção endereça à família enlutada e aos amigos sentidas condolências.

Antes de académico, o Professor Aguiar Pinto era um agrónomo que em nenhum momento da sua vida e do seu percurso profissional se dissociou da sua paixão, Deus e a sua obra o Homem e a Terra! 

Respeitado pela sua serena sapiência, e pelo percurso académico exemplar, destacou-se pela inovação que trouxe dos Estados Unidos, onde completou a sua formação, na área da ecologia agrícola e sistemas agrários, sobretudo a modelação computorizada da produção de culturas em função de diferentes regimes de irrigação. 

Aliás, a sua habilidade com as ciências matemáticas e a modelação vieram a abrir a investigação nacional nesta área, com a produção de vários trabalhos de investigação e teses com a aplicação destas ferramentas de análise estatística a várias culturas e produções. 

Nos anos mais recente, e apesar de a sua idade o remeterem para a "velha guarda" destacava-se por ser uma entusiasta da informática, das redes sociais e da agricultura tecnológica.

Natural do Porto, Pedro Aguiar Pinto nasceu em 1955 e tinha vários graus académicos, entre os quais Engenheiro agrónomo pelo ISA, um PhD. Ecology, pela Universidade da Califórnia (Davis), Doutor em Engenharia Agronómica pelo ISA e Agregado em Engenharia Agronómica, pelo ISA.

O corpo esteve em câmara ardente ontem, 11 de outubro, na Igreja de Nossa Senhora da Encarnação (Chiado), com missa às 21h30, sendo que as cerimónias fúnebres se realizarão hoje, 12 de Outubro, e terão lugar em Ponte de Sor.