FacebookRSS feed

Agrotec

Estudo americano prova que agricultura sustentável é economicamente viável

4152-2As práticas agropecuárias que cuidam do ecossistema, da água, da qualidade de solos e da estabilização do clima, também podem ser rentáveis economicamente, aponta um artigo publicado nesta quarta-feira pela revista “BioScience”.

As conclusões do estudo, que se apoia numa pesquisa de 25 anos da Estação Biológica Kellog, oferece alternativas para a agroindústria que prevalece nos EUA e em boa parte do mundo, com abundância de pesticidas, adubos químicos e maquinários.

“Ao adotar práticas de tratamento de cultivos económica e ambientalmente estáveis, as explorações dos EUA podem contribuir para melhorar a qualidade de água, a diversidade biológica, a supressão de pragas e a fertilidade do solo”, assinala o artigo.

Segundo o mesmo artigo, uma pesquisa divulgada anteriormente mostrou que os cidadãos estão dispostos a pagar pelos benefícios ambientais – como lagos mais limpos, por exemplo.

A expansão da agroindústria parece inexorável porque seus métodos de produção em grande escala aparecem como a única opção viável diante do crescimento da população humana e da procura de alimentos, um raciocínio que é combatido pelo estudo que, por sua vez, exalta o rendimento dos cultivos e os benefícios ambientais dos métodos alternativos.

Ler mais aqui.