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Agrotec

Estratégia de marketing dos produtos agro-biológicos e manual de boas práticas para os associados da minhorigem

A crescente procura pela agricultura biológica está a despertar cada vez mais interesse na população do mundo inteiro, tornando-se extensivo a um numero abrangente de pessoas e entidades publicas e privadas.

MPB

Esta crescente procura deve-se a vários fatores, o que mais motiva os consumidores a optarem pelos produtos biológicos é o facto de serem produtos mais saudáveis uma vez que neste tipo de produção os alimentos são produzidos de forma natural respeitando o ambiente sem o recurso a fertilizantes químicos de síntese nem pesticidas ou herbicidas e que respeita a saúde e bem estar animal.

A importância de uma alimentação saudável, cada vez é mais divulgada na comunicação social, através de noticias, documentários, estudos, relatórios, como um relatório recente apresentado pelo Parlamento Europeu. Estes alertas por uma agricultura mais sustentável não deixam o consumidor indiferente, e a necessidade de uma produção de alimentos mais saudáveis está a conquistar cada vez adeptos a nível mundial, surgindo pequenos e grandes produtores que vão desde explorações com grande dimensão, mas também pequenas hortas incluindo até mesmo nas varandas de apartamentos nas cidades.

A agricultura sustentável além da agricultura produzida em modo biológico abrange também outras praticas como a permacultura, a agricultura natural e a agricultura biodinâmica.

Neste trabalho será apenas tratada a agricultura em modo de produção biológico. Dada a importância desta prática agrícola, justifica-se uma analise mais detalhada de modo conhecer mais de perto este setor. Conhecer a procura, a oferta, as barreiras, o seu enquadramento legal, as estratégias de marketing, a análise SWOT, o trabalho termina com uma estratégia de marketing e um manual de boas práticas.

A figura 1 apresentada na pagina 2 , expõe as etapas do trabalho, que inicia com uma análise de diagnóstico que se refere ao estudo efetuado no capitulo 4, a análise de mercado, da concorrência e interna encontram-se desenvolvidas no capitulo 5, a fixação de objetivos e opções estratégicas estão contempladas no capitulo 6.

O objetivo deste estudo é compreender o comportamento de compra dos produtos agro-biológicos, determinar os fatores que influenciam as escolhas dos consumidores e caraterizar a procura desses bens quanto às motivações, barreiras à compra, o nível de conhecimento sobre os produtos e seus benefícios.

A metodologia utilizada para a recolha dos dados foi um inquérito online com uma amostra total de 101 inquiridos. Foram também efetuadas visitas a vários mercados biológicos, lojas especializadas e hipermercados. Os resultados indicam que fatores como a saúde, qualidade dos produtos e preço dos bens influenciam as decisões de compra dos produtos biológicos.

De uma forma geral os consumidores têm uma opinião bastante positiva em relação à agricultura biológica como fator de desenvolvimento rural, criação de empregos e de preservação ambiental.