FacebookRSS feed

Agrotec

Estado das Culturas e Previsão de Colheitas: outubro de 2022

O mês de outubro foi marcado por uma intensa precipitação, subsistindo, contudo, zonas da Região Agrária de Trás-os-Montes com solos em situação de Ponto de Emurchecimento Permanente. Verifica-se que a pluviosidade acumulada no ano agrícola de 2021/2022 foi inferior em 33% e 43%, face a um ano normal, respetivamente, na Região Agrária do Entre Douro e Minho e Trás-os-Montes, com a particularidade de em algumas zonas terem ocorrido períodos longos sem precipitação.

Assim, em jeito de balanço do ano agrícola, não é de estranhar a previsão de uma quebra na produção da generalidade dos produtos agrícolas, mais ou menos acentuada conforme a zona homogénea, a cultura e a sua condição de sequeiro ou regadio. Exceção para a uva para vinho, na sub-região de Entre Douro e Minho que terá beneficiado das primeiras chuvas de setembro e da quase ausência de problemas fitossanitários, o que será também fator positivo para a qualidade do vinho.

Não obstante a precipitação em muito superior ao normal para o mês de outubro, foi possível realizar os trabalhos agrícolas desta época, nomeadamente a colheita dos milhos, frutos secos e uvas para vinho, assim como a preparação do novo ano agrícola.

Sabia mais aqui.