FacebookRSS feed

Agrotec

Espanha: produtores de alface destroem 50% da produção para fazerem subir preços

As associações Proexport e AMOPA, que representam os interesses dos produtores espanhóis de alface, decidiram unanimemente proceder à destruição em massa de alface como medida de gestão de crise descrita como catastrófica, que surgiu com os preços em minímos históricos durante toda a campanha.

“Nós nunca tivemos preços tão baixo por tanto tempo. O preço médio atual é de cerca de 2 euros por caixa, sendo que o preço razoável nunca deve ser inferior a 4,5 euros por caixa. Estes preços são ridiculamente baixos e nem chegam perto para cobrir os custos de produção”, explicou à FreshPlaza Fernando P. Gómez, Diretor Geral da Proexport.

“É uma decisão difícil devido a todo o trabalho que está por trás da produção e o grande número de famílias que dependem dele, mas a situação é insustentável para todo o setor e estamos a enfrentar um verdadeiro desastre”, assegura.

De acordo com os representantes, os produtores vão proceder à destruição da maior parte da produção sem a perspetiva de serem compensados, tentando reduzir os volumes disponíveis entre 30 a 50%, devido à grande pressão exercida pelas cadeias de distribuição, sobretudo alemãs, no contexto atual, marcado pelas alterações no clima que aceleraram a produção em 20 dias e que podem levar a um fim de campanha antecipado.

Ler aqui.