FacebookRSS feed

Agrotec

Escola Superior de Biotecnologia debate desafios na Gestão e Recuperação Sustentável da Saúde do Solo

Recuperar solos contaminados ou queimados é possível? Os especialistas dizem que sim. Para assinalar o Dia Mundial do Solo, que se comemora a 5 de dezembro, a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica no Porto vai promover um seminário dedicado à gestão e recuperação sustentável da saúde do solo. Um evento aberto à comunidade, que decorre entre as 9h30 e as 13h, no Auditório Comendador Arménio Miranda, no Edifício de Biotecnologia.

“A contaminação dos solos decorrente da ação humana é um problema grave e generalizado na Europa e no resto do Mundo,” salienta Helena Moreira, investigadora do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.

“A academia e as empresas têm vindo a trabalhar no sentido de encontrar soluções que passem não só pela prevenção, mas sobretudo por investigar novas metodologias que possam combater a poluição nos solos”, acrescenta Sofia Pereira, investigadora do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.

Neste seminário "especialistas irão abordar temas como as fitotecnologias e fitogestão de solos contaminados, a melhoria da sua qualidade através da aplicação de inóculos microbianos e corretivos, e a recuperação de solos queimados”, revelam as investigadoras. Outros dos temas em análise irão ser a minimização dos riscos para a saúde pública relacionados com a qualidade dos solos na produção agrícola e a prevenção da contaminação e remediação do solo – desenvolvimentos nacionais e comunitários.

O Dia Mundial do Solo é celebrado todos os anos, no dia 5 de dezembro, e foi implementado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2013 com o objetivo de alertar para a importância de existirem solos saudáveis que devem ser geridos de forma sustentável.

O Seminário “Desafios na Gestão e Recuperação Sustentável da Saúde do Solo”, realiza-se na manhã de 5 de dezembro, no Auditório Arménio Miranda no Edifício de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia.