FacebookRSS feed

Agrotec

Escola Superior Agrária de Ponte de Lima recebe iniciativa da Terra ECO

Em Ponte de Lima arrancaram a 6 de março as atividades da Terra ECO na Escola Superior Agrária.

São no total cinco dias de debate e exposição das melhores práticas nos diversos setores e áreas científicas, com convidados de diversas instituições nacionais e internacionais, que marcam a aposta da ESA-IPVC.

Ciências Agronómicas, Ciências Animais, Ciências Ambientais e Ciências Biotecnológicas e ainda um workshop “Aprender a fazer”, o seminário “Semear a Empregabilidade” e as palestras “Terra.Talks”, colocam o IPVC no roteiro da discussão científica e da promoção da interdisciplinaridade das Ciências da Terra e da Vida.

O Terra.ECO, segundo a Comissão Organizadora, «começa por ser, antes de mais, uma reunião dos melhores pensadores e profissionais desta área».

No entanto, os coordenadores de curso que constituem a organização têm uma maior ambição uma vez que pretende que este evento «seja também uma plataforma de divulgação científica na comunidade e no país tanto para o mundo académico como para o mundo empresarial e do empreendedorismo».

Com a discussão aberta sobre as quatro áreas de destaque, a escola quer contribuir para o sucesso de projetos embrionários da região, algumas resultantes de iniciativas dos próprios alunos, e também dos já implementados, mas que procuram modernizar-se para acompanhar as tendências de um mercado altamente competitivo.

A evolução das tecnologias e da qualificação de profissionais teve nos últimos anos um resultado muito positivo no desenvolvimento do tecido empresarial agrário português e, por essa razão, é cada vez mais importante permitir que as empresas, da região e nacionais, se atualizem e mantenham competitivas.

Isso, na opinião da ESA-IPVC, só é possível com «a integração de conhecimento e inovação no DNA das próprias organizações e com a constante procura de novas soluções tecnológicas para a valorização económica e sustentável dos recursos disponíveis».

Com as palestras e, sobretudo, com os workshops a ministrar pelos cientistas residentes e convidados, o Terra.ECO aproxima a teoria da prática e pretende mostrar no imediato como aplicar a teoria que é exposta no próprio evento. 

terra eco