FacebookRSS feed

Agrotec

Ensaios desenvolvidos pela equipa do INIAV, I.P. em Corema Album

Texto: Pedro B. Oliveira, Cândida S. Trindade, Alexandra Lima, Filomena Nóbrega, Teresa Valdiviesso

INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.

Corema album (L.) D. Don (Ericaceae) é uma planta arbustiva (± 1 metro de altura), que apresenta plantas femininas e masculinas (dioica). É uma planta que floresce cedo na primavera, coincidindo o início do crescimento com o fim da floração.

Assim, o crescimento vegetativo inicia- -se no mês de abril, atingindo o seu máximo em junho, antes de se estabelecerem as condições extremas de falta de água e nutrientes do período de verão. No outono, surge um novo surto de crescimento que perdura durante o inverno, se as condições de clima o permitirem.

É um arbusto extremamente ramificado, com tendência prostrada, renovando-se através de gomos dormentes do caule. O seu fruto é uma baga branca com dimensões que podem variar entre 7 e 10 mm de diâmetro com um peso normalmente inferior a meio grama.

No entanto, o tamanho e o peso das suas bagas variam muito com o local do país onde foram colhidos. O melhoramento genético da espécie deverá ter em conta os três problemas principais enumerados por Oliveira e Dale (2012)

Nota de Redação:

Artigo publicado na edição n.º 43 da Revista AGROTEC, no âmbito do Dossier "Produção de batata".

Para aceder à versão integral, solicite a nossa edição impressa.

Em alternativa, contacte-nos através dos seguintes endereços:

Telefone 225899620

E-mail: redacao@agropress.pt